Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Servidores da STI recebem prêmio de inovação tecnológica
conteúdo

Notícias

Servidores da STI recebem prêmio de inovação tecnológica

publicado: 16/12/2019 15h59, última modificação: 16/12/2019 15h59

A 5ª edição da Premiação Delby Fernandes, promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), contou com a participação de inventores do quadro de servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB.

O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada, dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos, tendo como base o ano anterior ao evento de premiação.

O DICOMFlow, de autoria dos servidores Danilo Alexandre Barbosa de Araújo e Juracy Regis de Lucena Neto recebeu duas premiações na categoria "Programa de Computador", uma referente ao Protocolo para distribuição de imagens médicas interdomínios e outra referente ao Software de distribuição de imagens médicas entre entidades de saúde distintas para a prática da telerradiologia. A infraestrutura é resultado de mestrado acadêmico realizado por ambos no Centro de Informática da UFPB, com orientação do professor Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta.

 

 

A solenidade para a premiação, realizada no dia 28 de novembro de 2019, no Auditório da Reitoria da UFPB, no Campus I em João Pessoa, abrigou ainda a celebração pelo 1º lugar alcançado pela UFPB em depósito de patentes de invenções no ano de 2018, confirmado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Seis entre os dez maiores depositantes de patentes no Brasil em 2018 foram universidades federais, dentre elas, a UFPB, com 94 patentes registradas, e a UFCG,com 82, ocupam o topo do ranking.

 Fontes e maiores informações em:

-> Agência de Inovação Tecnológica (Inova)  http://www.ufpb.br/inova/contents/paginas/premiados-em-2019.2

-> Folha de S. Paulo https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2019/11/universidades-federais-lideram-depositos-de-patentes-em-2018.shtml

-> Ascom/UFPB http://plone.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-premia-79-inovacoes-tecnologicas