Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comunicado do novo serviço de e-mail em substituição ao SquirrelMail.
conteúdo

Notícias

Comunicado do novo serviço de e-mail em substituição ao SquirrelMail.

publicado: 09/06/2016 09h34, última modificação: 02/07/2019 11h53
Gostaria de comunicar que a partir de hoje iremos utilizar o novo serviço de e-mail em substituição ao SquirrelMail. Como toda coisa nova, é provável que este novo serviço contenha alguns problemas, então será de bastante valia quaisquer dificuldades ou sugestões que forem relatados por vocês.

Vocês poderão utilizar o seguinte endereço para acessar o novo webmail:https://emailsti.ufpb.br, para se autenticar, faça uso das mesmas credenciais utilizadas anteriormente. Vale ressaltar que o antigo endereço de acesso (https://sti.ufpb.br/webmail) já está redirecionando para o novo webmail. Caso algum de você precisem acessar o webmail antigo, ele está disponível através do seguinte endereço: https://sti.ufpb.br/oldmail.

O backup dos emails antigos encontra-se na pasta Backup. Dentro desse diretório está toda a hierarquia de pastas do servidor anterior, a antiga caixa de entradas de vocês está no subdiretório INBOX. Vocês podem organizar a estrutura de diretório das suas contas da forma que for mais conveniente para cada um.

Por falar em caixa de entrada, o zimbra utiliza um sistema de detecção de spam baseado em aprendizagem, por isso é extremamente importante que vocês marquem os spams que por ventura possam cair na caixa de entrada de vocês. O contrário também é verdadeiro. Para marcar ou desmarcar uma mensagem como sendo spam clique com o botão direito na mesma e selecione a opção correspondente.

A lista de contatos do webmail antigo não foi migrada, contudo, é possível exportá-la no squirrelmail e importá-la no zimbra. Para tanto:
Acesse o webmail antigo https://sti.ufpb.br/oldmail
Exporte o endereço em formato CSV: Endereços -> Exportar para arquivo CSV (essa opção está no final da página)
Importe o arquivo para o zimbra: Preferências -> Importar/Exportar


Para quem utilizada clientes de e-mail (Outlook, thunderbird e etc), a configuração também mudou. Lembrando que todo o envio de e-mail agora é feito utilizando protocolos com criptografia e com autenticação. Utilize as seguintes informações para configurar o cliente de e-mail de vocês:

Servidor de entrada
Protoco: IMAP (o pop foi desativado)
Servidor: emailsti.ufpb.br
Porta: 993
Criptografia: SSL/TLS
Usuário: usuario@sti.ufpb.br (é preciso especificar o endereço completo)
Tipo de senha: Senha normal

Servidor de saída (SMTP):
Servidor: email.ufpb.br
Porta: 587
Criptografia: STARTTLS
Usuário: usuario@sti.ufpb.br
TIpo de senha: Senha normal

Para outlook, garantir que a opção "Meu servidor requer autenticação" esteja habilitada.

Nesse momento seria interessante que você utilizassem apenas o webmail pois dessa forma poderemos verificar se ele de fato atende as nossas necessidades.

Para quaisquer dúvidas, sugestões e reclamações, estou à disposição.



Atenciosamente,


Jorge Joaquim Gomes da Silva
Analista de Tec. da Informação
Gerência de Redes - STI/UFPB