Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > GUIA PARA INCREMENTAR A SEGURANÇA NAS REUNIÕES VIA GOOGLE MEET
conteúdo

Notícias

GUIA PARA INCREMENTAR A SEGURANÇA NAS REUNIÕES VIA GOOGLE MEET

publicado: 23/01/2020 16h10, última modificação: 09/09/2021 14h40

Com o advento da pandemia, a utilização de ferramentas de videoconferência tornou-se imprescindível para a realização de aulas e reuniões. A princípio, enquanto se falava em retorno à normalidade dentro de semanas, as reuniões foram conduzidas pela ferramenta ConfWeb, da Rede Nacional de Pesquisas (RNP). Entretanto, quando grandes volumes de sessões se tornaram necessárias, as limitações de infraestrutura daquela organização inviabilizaram o uso geral da

ferramenta. Para cada instituição, são permitidas apenas 40 reuniões simultâneas de até 75 participantes, existindo a possibilidade de pré-agendamento de salas com até 150 participantes, dependendo da disponibilidade das mesmas, pois são em pequeno número e de concorrência entre as mais de cem instituições atendidas por aquele órgão.

Dentre as opções disponíveis que pudessem atender à demanda, a que a comunidade acadêmica da UFPB mais adotou foi o Google Meet. No domínio “academico.ufpb.br”, normalmente são realizadas, diariamente, entre 2100 e 2300 reuniões utilizando essa ferramenta, mobilizando uma média diária de quase 6 mil contas distintas, e, mensalmente, chegando a quase 15 mil contas, dentro de um universo de mais de 25 mil cadastradas sob esse domínio. Esses números não levam em consideração os alunos, professores e servidores técnico-administrativos que usam contas particulares do Google para participarem de aulas, apresentações e reuniões setoriais. Para fins de comparação, vale ressaltar que a outra opção sugerida, o Microsoft Teams, tem tido uma média inferior a quinze reuniões diárias sob o domínio “academico.ufpb.br”.

Documento completo aqui