Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Conversando sobre Plantas Medicinais > Conceitos em Fitoterapia
conteúdo

Conceitos em Fitoterapia

por SIPLAM publicado 21/05/2021 14h35, última modificação 21/05/2021 14h36

O Programa de Educação Tutorial (PET-Farmácia UFPB) em colaboração com o Serviço de Informação sobre Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos (SIPLAM) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF) está iniciando o Projeto de Extensão 2021 “Fitoterapia para todos: uma estratégia de ampliação do conhecimento científico e popular sobre plantas medicinais – Ano III” com a sua atividade “Conversando sobre Plantas Medicinais”.

Esse projeto é coordenado pela Profa. Dra. Leônia Maria Batista com a colaboração do Prof. Dr. Climério Avelino de Figueredo e da Profa. Dra. Maria de Fátima Vanderlei de Souza.
Esperamos ter contribuído com informações sobre o uso da fitoterapia para o seu autocuidado!

Pode ser uma imagem de texto que diz "Conversando sobre Plantas Medicinais Programa de Educação Tutorial (PET-Farmácia UFPB) em colaboração com o Serviço de Informação sobre Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos (SIPLAM) o Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF) está iniciando Projeto de Extensão 2021 "Fitoterapia para todos: uma estratégia de ampliação do conhecimento científico popular sobre plantas medicinais Ano II" com sua atividade "Conversando sobre Plantas Medicinais" Nossos esforços consistirão em apresentar informações validadas cientificamente de forma lúdica interativa sobre as plantas medicinais mais utilizadas como Fitoterápicos (Medicamentos Fitoterápicos e Produtos Tradicionais Fitoterápicos) no manejo da prática clínica. NEPHF ENEPOKSEMOERE FARMÁCIA-UFPB SIPLAM"

Pode ser um desenho animado de 1 pessoa

Pode ser uma imagem de texto que diz "A quem é atribuído o efeito terapêutico das Plantas Medicinais? efeito terapêutico das Plantas Medicinais ou de suas preparações é atribuído a um conjunto de substâncias originadas do metabolismo secundário, denominado de Fitocomplexo1 IMPORTANTE Embora muitas espécies vegetais possam ser usadas na forma fresca (in natura), para fins de preservação de seus metabólitos primários/secundários e garantia de suas propriedades terapêuticas elas devem ser utilizadas na forma de Droga Vegetal. que seria a Droga Vegetal? A droga vegetal são plantas inteiras ou suas partes, geralmente secas, não processadas, íntegras ou fragmentadas2."

Pode ser uma imagem de texto que diz "ATENÇÃO A partir da planta fresca ou da droga vegetal (planta seca estabilizada) é possível obter os Derivados Vegetais. E que seria um Derivado Vegetal? o Derivado Vegetal é produto da extração da Planta Medicinal fresca ou da droga vegetal, que contenha as substâncias responsáveis pela ação terapêutica, podendo ocorrer na forma de extrato, óleo fixo e volátil, cera, exsudato e outros3 MPORTANTE o derivado vegetal e a droga vegetal podem ser denominados de Insumo Farmacêutico Ativo Vegetal (IFAV) são utilizados no processo de fabricação de um Fitoterápico3."

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de texto que diz "vO Produto Tradicional Fitoterápico é aquele obtido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais, cuja segurança efetividade são baseadas em dados publicados na literatura técnico-científica, e que podem ser utilizados sem prescrição médica3. Algumas Plantas Medicinais são usadas na preparação dos Produtos Tradicionais Fitoterápicos: Nome científico: Harpagophytum procumbens DC. ex Meissn.7 Nome popular: Garra-do-diabo Indicação: Tratamento das dores articulares leves e moderadas bem como dores lombares 5,6 Fonte: Forma farmacêutica: Cápsulas comprimido5,6,7 Nome científico: Mikania glomerata Spreng1 Nome popular: Guaco1 Indicação: Expectorante para o tratamento de tosses produtivas15 Forma farmacêutica: Solução oral, tintura1,5,7 xarope e"

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Os Medicamentos Fitoterápicos devem ser acompanhados de uma bula, na qual devem constar: identificação do medicamento; apresentações; composição; informações ao usuário; informações técnicas aos profissionais de saúde os dizeres legais3,8,9 VOs Produtos Tradicionals Fitoterápicos são acompanhados de folhetos informativos contendo em sua estrutura: identificação do Produto Tradicional Fitoterápico; informações quanto às apresentações e composição, e informações ao usuário3,9 Esperamos contribuir com mais informações sobre o uso da fitoterapia para seu autocuidado! siplamufpb SIPLAM-UFPB Interaja conosco! 991 Seguidor Seguindo Editarperfil Informaçõ Email Curta Comente Compartilhe"

Nenhuma descrição de foto disponível.