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Semana de defesa de TCCs

Defesa de TCCs do período 2020.2 inicia nesta segunda. Primeira apresentação de SI é na terça.
publicado: 05/07/2021 11h19, última modificação: 13/07/2021 17h04

Na semana de 05 a 09 de julho serão realizadas as defesas de TCC do período 2020.2. Trata-se de um momento importante da jornada acadêmica de cada aluno. Aos que vão defender, sucesso!

Abaixo segue a agenda das defesas. Atualizaremos os resumos e links tão logo sejam disponibilizados pelos orientadores.

 

 

06/07 (Terça)

Número: 133 Título: Rumo à Acessibilidade para Usuários com Autismo: Uma Análise Comparativa entre Guias de Recomendação
Resumo: A adoção de recursos digitais por pessoas com autismo é uma realidade. Sua utilização pode ser vista em ambientes pedagógicos e terapêuticos e como suporte a um dia a dia de qualidade. Em geral, a inclusão abrange o uso de tecnologias desenvolvidas para públicos genéricos (serviços de e-commerce, comunicação, entretenimento, etc.). Nesse cenário, a garantia de acessibilidade para pessoas autistas é essencial. No entanto, o design participativo no contexto do autismo é um desafio considerando as características e particularidades do transtorno. Portanto, uma alternativa para fornecer recursos adequados para o usuário autista é a adoção de recomendações de acessibilidade (tanto para desenvolvimento quanto para avaliação). Como existem diferentes diretrizes para o desenvolvimento e avaliação de software auxiliar, o processo de tomada de decisão pode ser uma tarefa difícil. Assim, este artigo apresenta a descrição, caracterização e discussão dos resultados de um comparativo de três diretrizes de acessibilidade, a saber: COGA, GAIA e AutismGuide.
Aluno: Douglas Valentim de Almeida Cardins
Orientadora: Yuska Paola
Banca: Juliana Saraiva, Tiago Maritan e Yuska Paola
Horário: 14h Link: https://meet.google.com/qzp-ansz-oxp

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08/07 (Quinta)

Número: 134 Título: "SISIN", Uma Assistente Conversacional por Voz aplicada em um Contexto de Comunicação Gerencial Acadêmico
Resumo: O cenário atual de Pandemia pela Covid-19, revelou a necessidade de uma adaptação global em todos os cenários da vida, e nesse sentido, novos meios de comunicação, para muitos casos, tornou-se inegociável e, portanto, prioridade. As Academias de Ensino Superior Presenciais, tiveram de ceder ao regime Home Office (Remoto) a fim de acompanhar as mudanças e dar seguimento a vida acadêmica dos alunos. Portanto, os meios de comunicação para atender as necessidades dos discentes tiveram de ser remodelados. O presente trabalho propõe a implementação e demonstração de uma Assistente de Voz chamada Sisin, criada com o Google Action, para que os alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV - Rio Tinto, tenham suas principais dúvidas sanadas.
Aluno: Marcus Vinicius Ferreira Aragão
Orientador: Rafael Magalhães
Banca: Yuri Malheiros, Rodrigo Rebouças e Rafael Magalhães
Horário: 8h Link: https://meet.google.com/sgi-eyav-ngi

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Número: 135 Título: Classificação de valores humanos em redes sociais através de Redes Neurais       
Resumo: Na psicologia social, temos a teoria dos valores humanos, cuja pesquisa visa aumentar nosso conhecimento da complexidade humana e nossa capacidade de antecipar seu comportamento. As mensagens postadas em redes sociais incluem uma riqueza de dados sobre as pessoas que as compartilham. Podemos utilizar estas redes para compreender melhor o comportamento das pessoas, já que elas comunicam suas opiniões e construções intelectuais sobre determinados assuntos, como preferências e pontos de vista, e também podem revelar sua condição emocional através de suas postagens. O objetivo deste artigo é usar redes neurais artificiais para treinar um modelo de classificação baseado em texto para os valores humanos e realizar uma análise exploratória dos dados. Quando comparado às arquiteturas tradicionais empregadas, o desempenho do classificador construído utilizando redes neurais convolucionais obteve uma acurácia de 0,5088.  
Aluno: Herbert Lordão Cordeiro de Araújo
Orientador: Yuri Malheiros
Banca: Rafael Magalhães, Carlos Hacks e Yuri Malheiros 
Horário: 10h Link: https://meet.google.com/cfc-hggw-tjv

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Número: 136 Título: Um processo de ETL para análise de licitações em municípios da Paraíba e relações com campanhas eleitorais, empresas participantes e seus sócios
Resumo: Nos últimos anos, os brasileiros passaram a demonstrar mais interesse na política. A partir de inovações tecnológicas e leis de acesso à informação, cada vez mais a sociedade tem a possibilidade de analisar e fiscalizar os gastos governamentais. Entretanto, cidadãos comuns podem encontrar dificuldades em analisar enormes quantidades de dados e gerar algum valor agregado, devido ao grande trabalho necessário para realizar o tratamento e análise desses dados. Neste cenário, este trabalho tem como objetivo evoluir a criação de um processo de Extração, Transformação e Carregamento (ETL) utilizando modelo de grafos com dados de licitações, empenhos, doações de campanha, candidatos, empresas, sócios e sanções de empresas para auxiliar futuras análises envolvendo relações suspeitas em licitações governamentais e campanhas eleitorais nos municípios da Paraíba. 
Aluno: Pedro Carlos Alves de Oliveira
Orientador: Marcus Carvalho
Banca: Adson Cunha, Raquel Vigolvino e Marcus Carvalho 
Horário: 10h Link: https://meet.google.com/ykp-ccda-daj

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Número: 137 Título: Análise de casos da COVID-19 em municípios brasileiros e a sua relação com fatores socioeconômicos e de mobilidade
Resumo: Este trabalho analisa a influência de fatores socioeconômicos e de mobilidade na incidência e na mortalidade da COVID-19 em municípios brasileiros. Através de análises de correlação e regressão linear aplicadas em dados da COVID-19 combinados com outros conjuntos de dados com informações socioeconômicas, de isolamento social e de cidades turísticas brasileiras, mostramos que a renda dos cidadãos é o fator socioeconômico que mais afeta a incidência e a mortalidade da COVID-19; que a inexistência de lockdown no Brasil inviabiliza a compreensão do impacto do isolamento social nos indicadores da COVID-19; e que cidades turísticas com menor desempenho econômico foram as mais atingidas pela pandemia no período de verão.
Aluna: Mírian Batista
Orientadores: Marcus Carvalho e Raquel Vigolvino
Banca: Adson Cunha, Rafael Magalhães e Marcus Carvalho 
Horário: 11h Link: https://meet.google.com/usv-uops-zrf

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Número: 138 Título: Uma solução para identificação de dívidas técnicas através de artefatos no código
Resumo: Dívida técnica (Technical Debt - TD) é um fato comum durante o processo de desenvolvimento de software, elas podem surgir por diversos motivos e necessitam de atenção, pois como dívidas financeiras, elas também podem ter juros. As TDs podem surgir de forma voluntária e involuntária, sendo chamadas de TDs auto-admitidas as que foram identificadas de forma voluntária. Identificar e registrar uma dívida é uma atividade que pode gerar esforço para o desenvolvedor durante o processo de desenvolvimento. Sabendo disso, esse trabalho apresenta uma solução que identifica TDs através de comentários no código, e também associa de forma automática ao item de configuração afetado por ela. Esta solução foi implementada em uma empresa de tecnologia, onde foi avaliado que ela dá indícios de melhorar o processo de identificação de TDs.
Aluno: Emerson Ruan Dantas Silva
Orientador: Rodrigo Rebouças
Banca: Marcus Carvalho, Raquel Vigolvino e Rodrigo Rebouças
Horário: 14h Link: https://meet.google.com/idf-myaw-mvm

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Número: 139 Título: Como os professores do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal da Paraíba percebem o que é ensinar à luz da Teoria do Alinhamento Construtivo
Resumo: A Teoria do Alinhamento Construtivo propõe que as crenças de um professor acerca de si mesmo e dos seus estudantes afeta o ambiente de aprendizagem. Segundo a Teoria, há  níveis, que representam como um educador compreende o que é ensinar. Este estudo tem como objetivo identificar os níveis em que os professores do Departamento de Ciências Exatas se encontram. Foram aplicados questionários para coleta de dados e codificação aberta como suporte para análise. Como resultado preliminar, identificou-se que a maioria dos participantes estão no segundo ou terceiro nível da Teoria, o que sugere que os professores do departamento estão em um processo de reflexão e evolução da sua práxis, isto é, buscam melhorar os métodos de ensino e planejar/medir os objetivos de aprendizagem dos seus estudantes.
Aluna: Isabela Hélebe Silva Furtado
Orientadora: Pasqueline Dantas
Banca: Shirley Targino, Adson Cunha e Pasqueline Dantas
Horário: 14h30 Link: https://meet.google.com/opw-yydr-pah

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09/07 (Sexta)

Número: 140 Título: Avaliação de Usabilidade com Usuários: Desafios e Vantagens de uma Abordagem Remota
Resumo: Devido a pandemia causada pelo Sars-CoV-2, o isolamento e distanciamento social começaram a ser adotados como medida preventiva para evitar o contágio. Como estratégias para auxiliar as pessoas nesta nova condição e mantê-las informadas, diversos serviços, aplicativos e sites foram desenvolvidos e disponibilizados. Diante da importância de garantir que tais recursos tenham qualidade e sejam adequados ao público de usuários, a realização de testes se faz necessária. No entanto, com o contexto de isolamento social, testes de usabilidade remotos são alternativas que trazem vantagens, mas também desafios. Portanto, este artigo apresenta a descrição do planejamento, execução e análise de um teste de usabilidade remoto, síncrono e moderado para o site do Governo Federal Corona Brasil, com usuários que representam os jovens (faixa-etária de 15 à 29 anos). A partir do estudo de caso, foi possível evidenciar as vantagens e desafios da avaliação da usabilidade em caráter remoto, a saber: Desafios, como pensar no ambiente tecnológico, escolher a ferramenta adequada, lidar com barulhos, etc., e vantagens como diversidade geográfica, facilidade no recrutamento dos participantes e etc. 
Aluna: Layslene da Silva Xavier
Orientadora: Yuska Paola
Banca: Juliana Saraiva, Rafael Magalhães e Yuska Paola
Horário: 8h Link: https://meet.google.com/smm-zpjv-cwo

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Número: 141 Título: Integração de Teste de Segurança no processo de garantia de qualidade: um estudo de caso com o OWASP ZAP em um software na área de saúde
Resumo: O teste é uma das fases do ciclo de vida do desenvolvimento de um software que mais contribuem para a garantia da qualidade. Entretanto, muitos analistas de testes não dão o devido enfoque à segurança ao projetar ou desenvolver testes de software. Várias ferramentas têm sido construídas com o objetivo de apoiar a mitigação de vulnerabilidades em sistemas web. Entre elas está o OWASP ZAP, ferramenta esta que possibilita detectar diversos problemas de segurança em APIs Web, classificando-as em níveis de acordo com a criticidade das vulnerabilidades encontradas. Pela capacidade de detecção de uma ampla classe de vulnerabilidades e detalhamento dos problemas de segurança encontrados, além de ser facilmente integrado a ferramentas com foco em testes, como o Postman, o OWASP ZAP é open source, possui a documentação bem estruturada e funciona nos principais sistemas operacionais. Assim, este trabalho propõe mostrar como é a integração do OWASP ZAP com o Postman a fim de ser utilizado no ciclo de vida de teste de unidade do software UTI-Control como ferramenta para testes de segurança em software.
Aluno: Gilberto Vieira Lins Júnior
Orientador: Carlos Hacks
Banca: Juliana Saraiva, Yuri Malheiros e Carlos Hacks
Horário: 14h Link: https://meet.google.com/nzc-jwru-zoi

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Número: 142 Título: IT Career: Um MVP para desenvolvimento e acompanhamento de carreiras em computação
Resumo: Utilizar MVP (Minimum Viable Product) como estratégia para criar e validar produtos inovadores tem sido uma prática amplamente adotada pelo mercado para validar hipóteses, otimizando o tempo de desenvolvimento e os custos associados.  No entanto, os conceitos e práticas para a construção de MVP´s não vem recebendo a devida atenção no ensino universitário.  Este trabalho foca na organização dos principais conceitos e práticas sobre MVP,  apoiada no ciclo Construir-Medir-Aprender (CMA) da abordagem Lean Startup. Para tal, utiliza-se um estudo de caso sobre a criação de uma plataforma que visa melhorar o rendimento acadêmico dos alunos do Campus IV - Rio Tinto - Paraíba. Além do conhecimento organizado para o acesso de interessados em criar um MVP, o caso indica os passos necessários e aponta os benefícios obtidos de tempo e envolvimento das partes interessadas na validação das hipóteses do produto a ser desenvolvido.
Aluno: Lucas Magno de Oliveira Aragão
Orientador: Luiz Maurício
Banca: Alexandre Scaico, Carlos Hacks e Luiz Maurício
Horário: 15h Link: https://meet.google.com/hhu-mbao-pch

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Número: 143 Título: Silabando: Um Aplicativo para Contribuir com o Processo de Alfabetização
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o aplicativo educacional Silabando. Com as presentes dificuldades advindas da pandemia da Covid-19, fez-se necessária a busca por soluções tecnológicas para auxiliar a alfabetização de crianças. Com o apoio  de ferramentas tecnológicas como a Unity, este trabalho apresenta o aplicativo Silabando, que explora estratégias lúdicas de associação de imagens às palavras e/ou frases e também para praticar a escrita de palavras por meio do preenchimento de sílabas em palavras e adotando diferentes níveis de progresso. Apresentamos neste artigo o processo de construção deste aplicativo, seus detalhes de implementação e uma avaliação inicial junto a profissionais da área de educação. De maneira geral observamos que o aplicativo foi bem aceito por seus avaliadores e foram levantados pontos de melhoria.
Aluna: Jeane Cardoso dos Santos
Orientadora: Ayla Rebouças
Banca: Lebiam Silva, Thaise Kelly e Ayla Rebouças
Horário: 15h Link: https://meet.google.com/dhw-zogg-qtx

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Número: 144 Título: O Uso de Inteligência Artificial em Testes de Software: Um Mapeamento Sistemático Quantitativo
Resumo: Este artigo trata da elaboração de um estudo de mapeamento sistemático que investiga uso de técnicas de inteligência artificial (IA) e de aprendizado de máquina (AM) (do inglês machine learning - ML) aplicadas na área de testes de softwares no contexto de engenharia de software. Foram considerados estudos primários e secundários oriundos de fontes revisadas por pares e de motores de buscas reconhecidos e acessíveis pela comunidade acadêmica. O trabalho foca essencialmente na temporalidade (mais recente) dos estudos, de tal forma a captar o momento presente do que está sendo elaborado, numa perspectiva prioritariamente quantitativa.
Aluno: Yann Pereira da Silva
Orientador: Rafael Magalhães
Banca: Yuska Paola, Marcus Williams e Rafael Magalhães
Horário: 15h30 Link: https://meet.google.com/ktu-fiji-rpb