Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PIBITI :: Seleção para Bolsista na área de Ciência de Dados

PIBITI :: Seleção para Bolsista na área de Ciência de Dados

publicado: 24/08/2023 18h41, última modificação: 24/08/2023 18h45

Em parceria com o decision.lab e labdados, estamos com uma 1 vaga para discentes de graduação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Detalhes abaixo.

Sobre o Projeto:

• Título: Gestão orientada a dados: Uma proposta de observatório com múltiplas perspectivas para um curso de graduação
  • Resumo: A gestão orientada a dados fornece informações valiosas que auxiliam na tomada de decisões mais embasadas. Os dados permitem entender melhor o cenário atual, identificar tendências, analisar o desempenho passado e prever possíveis resultados futuros. No contexto de uma coordenação de curso de graduação, os coordenadores devem acompanhar o desempenho do curso em múltiplas perspectivas. Com base nos dados, os coordenadores podem realizar um planejamento estratégico mais efetivo para o curso, incluindo a definição de metas e objetivos mais claros, alocação de recursos de forma adequada e definição de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem. Os observatórios caracterizam-se como sistemas de informação com o objetivo de proporcionar transparência através da coleta, organização, armazenamento, análise e publicação de observações. No contexto da coordenação de um curso, espera-se que tais soluções promovam o diálogo e contribuam para a reflexão e gestão participativa na elaboração de ações de forma contínua independente da gestão. Apesar da existência de iniciativas como o painel disponibilizado pelo Observatório de Dados da Graduação (ODG) da Universidade Federal da Paraíba com indicadores relacionados a ingressantes, trancamentos, cancelamentos e conclusão dos cursos e os relatórios disponibilizados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), estas soluções possuem limitações. Apesar de os indicadores do ODG oferecerem um panorama a nível macro dos cursos da universidade, não são suficientes para a coordenação de um curso. Em uma perspectiva micro, os dados institucionais disponibilizados pelo SIGAA estão em formatos estruturados que não são facilmente lidos por máquina para facilitar análises, além de serem geralmente agregados, não permitindo uma análise mais individualizada e exploratória de alunos, turmas e disciplinas. Entender a “saúde” de um curso de graduação envolve o acompanhamento de indicadores em múltiplas perspectivas e organizadas de forma centralizada para facilitar as análises. Diante do exposto, o presente projeto tem como objetivo principal subsidiar a coordenação de um curso de graduação com um modelo para possibilitar a gestão orientada a dados considerando diferentes perspectivas. Para tanto, pretende-se: (i) Construir um sistema informatizado, em interface Web, denominado Observatório do Curso de Sistemas de Informação, com dados do SiSU, SIGAA, TCCs, ENADE e Vínculo Empregatício dos Egressos, permitindo análises dinâmicas por meio de painéis interativos; e (ii) Elaborar um modelo de governança para garantir a continuidade e melhoria das ações em coordenações futuras. Espera-se que iniciativas locais relacionadas à gestão orientada a dados sejam importantes como provas de conceito para, a partir das experiências, institucionalizar a solução em outras coordenações de curso de instituições de ensino.
  • Coordenador: Prof. José Adson Oliveira Guedes da Cunha, DCX / CCAE.
  • Coordenador adjunto:  Prof. Marcus Williams Aquino de Carvalho, DCX / CCAE.
  • Área: Ciência de dados
  • Público-alvo: Discentes de SI e LCC.
  • Vigência do projeto: de 01/09/2023 a 31/08/2024 (12 meses)
  • Valor da bolsa: R$700,00
Perfil:
  • O discente bolsista deve liderar uma equipe de discentes responsáveis por módulos específicos do observatório. Deve ser proativo e criativo para mapear questões a serem respondidas através do observatório. Tecnicamente, deve atuar com as seguintes tecnologias:
    • ETL (Extração, Transformação e Carga) com Python + Postgresql + Google Spreadsheets;
    • Visualização com Google Datastudio e/ou Metabase.
Como participar da seleção:
  • Os interessados devem demonstrar interesse no SIGAA até o dia 28/08/2023 (segunda-feira):  Menu discente → Bolsa → Oportunidades de Bolsa (tipo de bolsa: Pesquisa) → Fazer busca apenas pelo nome do docente → Cadastrar Interesse → Preencher os campos referente ao perfil → Inscrever-se;
  • É obrigatório ter o currículo lattes atualizado no CNPq (após atualização não esquecer de marcar (x) para enviar ao CNPq).