Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O que pode explicar o CRA à luz do SiSU?
conteúdo

Notícias

O que pode explicar o CRA à luz do SiSU?

publicado: 17/06/2024 11h44, última modificação: 17/06/2024 11h45

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é a principal forma de ingresso em universidades públicas no Brasil. Foi instituído e regulamentado por meio da Portaria Normativa no 002 de 26 de janeiro de 2010. Na UFPB, o SiSU tornou-se a principal forma de ingresso em seus cursos de graduação no 1o semestre de 2012.

Com o objetivo de avaliar a influência do gênero, modalidade de ingresso e nota de entrada no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) dos egressos, analisamos os dados de 98 egressos admitidos via SiSU que ingressaram entre 2014 e 2020. Foi verificada a correlação apenas da nota de entrada com o CRA. O gênero e a modalidade de ingresso (ampla concorrência ou cota) não demonstraram correlações estatisticamente significativas com o CRA.

Apesar da existência de uma correlação positiva, a nota de entrada explica apenas 4,6% da variação total do CRA. Isso sugere que outros fatores são responsáveis por cerca de 95,4% da variação do CRA, enfatizando a necessidade de considerar múltiplos determinantes para uma compreensão mais completa do desempenho acadêmico dos discentes [mais detalhes no TCC de Irla].

Em resumo, o gênero, modalidade de ingresso e nota de entrada não determinam seu desempenho acadêmico. Dediquem-se ao longo da graduação. Participem de projetos de ensino, pesquisa e extensão e vão além do que é oferecido nas disciplinas.