Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CPT-ETS-UFPB lança projeto inovador de Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites

publicado: 19/09/2023 10h38, última modificação: 19/09/2023 10h38

Banco de Imagens Ani Kolleshi

Imagem: Ani Kolleshi

Centro Profissional e Tecnológico, Escola Técnica de Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (CPT-ETS UFPB) está dando um importante passo no combate às infecções sexualmente transmissíveis com o lançamento do projeto de extensão "Centro de Testagem Rápida para HIV, Sífilis E Hepatites virais" (CTR-CPT-ETS-UFPB), uma iniciativa pioneira desenvolvida sob a liderança da Profa. Dra. Verbena Araújo e com a coordenação adjunta das professoras Dra. Anna Cláudia Freire e Ma. Rebeka Belo, o projeto visa atingir diversos objetivos ambiciosos e essenciais para a saúde pública na região da Paraíba.

Objetivos do Projeto

O principal objetivo do projeto é criar um Centro de Referência em Testagem Rápida para HIV/aids, sífilis e hepatites virais, que será vinculado ao Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da UFPB. Este centro será um marco na detecção precoce e no combate a essas doenças.

O projeto visa atender tanto a população em geral quanto a comunidade interna da UFPB, oferecendo rastreio de infecções sexualmente transmissíveis. A abordagem será ágil e acurada, com o objetivo de fornecer diagnósticos precisos e intervenções oportunas.

Além dos serviços de testagem, o projeto também pretende disseminar conteúdo científico relevante, gerando publicações em formato de cartilhas e participando ativamente de eventos científicos na área da saúde. Isso contribuirá para o avanço do conhecimento e melhores práticas no tratamento e prevenção dessas infecções.

A população atendida pelo CTR-CPT-ETS-UFPB sairá com orientações essenciais sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, promovendo a conscientização e a adoção de comportamentos mais seguros.

Fazendo a diferença

Um destaque importante é a parceria estabelecida com a Gerência de HIV/aids da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, o que fortalece ainda mais a capacidade do projeto em fornecer serviços de qualidade e assistência abrangente.

O projeto não se limita à comunidade acadêmica da UFPB; ele também está disponível para a comunidade externa. Isso significa que estudantes, professores, técnicos administrativos e moradores da região podem se beneficiar dos testes rápidos para HIV/aids, sífilis e hepatites virais.

A Equipe

O sucesso do projeto depende de uma equipe dedicada de colaboradores e extensionistas, incluindo a Profa. Dra. Maria Soraya Franco, Profa. Dra. Anne Araújo e Dra. Ivoneide Lucena da SES/PB. Os bolsistas Milta Pinheiro Dantas Sobrinha e Natália do Nascimento Galvão também desempenham papéis fundamentais na implementação do projeto.

O "CENTRO DE TESTAGEM RÁPIDA PARA HIV, SÍFILIS E HEPATITES" da UFPB é uma iniciativa notável que demonstra o compromisso da universidade com a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Com uma equipe altamente qualificada e parcerias estratégicas, este projeto promete fazer uma diferença significativa na prevenção e no tratamento das infecções sexualmente transmissíveis na Paraíba.