Notícias
PINAB FICA EM 3º LUGAR NO PRÊMIO VICTOR VALLA DE EDUCAÇÃO POPULAR
O Pinab – Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica, ficou em terceiro lugar como entidade coautora de trabalho no Prêmio Victor Valla deEducação Popular. Além disso, ganhou uma menção honrosa como entidade autora principal e duas menções honrosas como entidade coautora. Ao todo, o Pinab enviou e colaborou para o envio com 14 trabalhos e quatroforam premiados.
O trabalho que rendeu o 3º lugar como entidade coautora, foi do Movimento Popular de Saúde (MOPS) e da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS), no Estado da Paraíba, coordenados por Palmira Lopes. O trabalho consistiu em uma série de vídeos construídos pelo PINAB, em apoio ao MOPS/ANEPS-PB, intitulado de “Conhecendo a memória e a história de uma militante da ANEPS/MOPS da Paraíba. Foram autores desse trabalho: Palmira Sérgio Lopes; Íris de Souza Abílio; Pedro José Santos Carneiro Cruz; Francisco do Nascimento; Jocineide Maria Cajueiro; e RebecaLinhares de Oliveira.
A experiência da Horta Popular Boa Esperança, coordenada pelo PINAB, ganhou menção honrosa na categoria audiovisual, com o trabalho intitulado “Horta Popular Boa Esperança: construção da soberania alimentar pela Educação Popular”, de autoria de Adriana Maria Macedo de Almeida Tófoli; Pedro José Santos Carneiro Cruz; Ana Paula Maia Espindola Rodrigues; Francisco do Nascimento; Maria das Dores da Costa Brito; Eulina Pereira Ferreira; Rayssa Vieira Medeiros de Morais; íris de Sousa Abilio; Renan Soares de Araújo.
A segunda menção honrosa foi na categoriapesquisa e sistematização, para artigo fruto de experiência de colaboração do PINAB com a Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFPB, atuante na Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, e a Equipe de Saúde da Família Jardim Itabaiana I, por meio do Grupo HiperDia, através do trabalho intitulado “A construção de grupos de promoção da saúde com pessoas com Hipertensão e Diabetes: potencialidades e dificuldades de uma experiência baseada na Educação Popular”, de autoria de Daniella Virmes, com orientação de Pedro Cruz.
A parceria entre MOPS/ANEPS-PB e PINAB ainda rendeu a menção honrosa, em 4º lugar, ao trabalho “Cordel do MOPS Paraíba: contando a história do movimento no estado”, de autoria de Janaína Lisboa de Brito; Palmira Sérgio Lopes; Adriana Maria Macedo de Almeida Tófoli; Pedro José Santos Carneiro Cruz; Francisco do Nascimento; Jocineide Maria Cajueiro; Mateus do Amaral Meira.
A Rede de Educação Popular parabeniza todos os envolvidos.