Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Proplan inicia o processo de implantação do PDI UFPB 2019-2023

Proplan inicia o processo de implantação do PDI UFPB 2019-2023

Reunião foi realizada no dia 29/08/2019, com a participação de servidores e gestores das unidades da Administração Superior e Órgãos Suplementares
publicado: 05/09/2019 09h38, última modificação: 05/09/2019 09h38

Em reunião, realizada no dia 29/08/2019, na sala de reuniões da SODS, a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB deu início ao processo de implantação do PDI 2019-2023, que será conduzido pela Coordenação de Planejamento (CODEPLAN) da PROPLAN e contará com a participação ativa das unidades responsáveis pela execução das metas e objetivos estratégicos.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes a Pró-Reitora de Planejamento, Prof.ª Elizete Ventura, o Coordenador de Planejamento, Prof. Gustavo Tavares, a equipe técnica da CODEPLAN e os Agentes de Planejamento (AGEPLANs) das unidades da Administração Central, acompanhados de alguns dos seus gestores.

A Pró-Reitora de Planejamento abriu a sessão agradecendo o esforço coletivo dos representantes da Comunidade Universitária que se envolveram na construção do planejamento estratégico e se disponibilizam para implementar e monitorar a sua execução. Ao finalizar uma apresentação com uma síntese do PDI 2019-2023, destacou, ainda, o fato do PDI atual representar um projeto sólido e consistente de desenvolvimento institucional, comprometido com os valores democráticos, a autonomia universitária e a preservação de uma educação pública, gratuita, inclusiva, equitativa e de qualidade.

Na sequência, o Coordenador de Planejamento reforçou a importância de se ter uma equipe ampliada para a implantação do PDI, na qual a figura do AGEPLAN exerce um papel central, na medida em que representa um elo entre a PROPLAN e as unidades executoras das metas estratégicas.

Por fim, o servidor Diogo Sampaio, Economista da CODEPLAN, apresentou o cronograma de implantação para o ano de 2019, o instrumento a ser utilizado pelas unidades para o registro das suas atividades relacionadas às metas, bem como para o gerenciamento dos riscos envolvidos. Os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, tecer comentários e sugestões para o aprimoramento do processo. Esta apresentação também se encontra disponível na página da PROPLAN (http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/pdi/apresentacao_atividades_gestao_de_riscos.pdf).

A recepção dos Agentes de Planejamentos foi muito positiva tanto em termos de reconhecimento do trabalho realizado quanto do engajamento para o desafio que se coloca para a UFPB. Muitos destacaram a relevância do PDI ter sido construído coletivamente e consideraram a estratégia adotada para a sua implementação um marco histórico para a instituição.

Em sua página, a PROPLAN também disponibiliza para toda a Comunidade Universitária, interna e externa, a íntegra do PDI, acompanhada de uma versão resumida e do resumo executivo. (http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/menu/ploplan/pdi).

A próxima etapa de implantação do PDI 2019-2023 contará com a participação dos representantes de todos os Centros de Ensino da UFPB.