Monitoramento e Avaliação - em construção
MONITORAMENTO
Monitoramento da Inserção da Extensão nos Currículos Acadêmicos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Paraíba
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como instituição de ensino superior público, tem se dedicado a um compromisso fundamental com a sociedade: a promoção da educação, pesquisa e extensão. A extensão universitária, por sua vez, é um dos pilares que integra as atividades acadêmicas, buscando uma conexão efetiva entre o saber produzido na universidade e as demandas da comunidade externa.
No âmbito da UFPB, a inserção da extensão nos currículos acadêmicos retrata a importância de monitorar o andamento desse processo de forma contínua e estruturada, possibilitando o acompanhamento da implementação dessa proposta. Esse monitoramento tem como objetivo não só garantir a efetividade da extensão no currículo acadêmico, mas também prestar contas a sociedade sobre o compromisso assumido.
O processo de inserção da extensão nos currículos envolve diversas etapas. Inicialmente, é necessário que a proposta de integração seja discutida em diferentes esferas da universidade, como nas coordenações de cursos e nos departamentos acadêmicos. Em seguida, ocorre o desenvolvimento de programas de extensão que atendem às necessidades locais, regionais ou nacionais, alinhando-se ao conteúdo curricular dos cursos de graduação. Essa integração é realizada de maneira gradual, com a revisão e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos, que devem contemplar a realização de atividades de extensão como parte integrante do currículo acadêmico e consequentemente da formação do egresso.
A PROEX – Pró - Reitoria de Extensão adota uma abordagem transparente para o monitoramento da inserção da extensão, a saber: com a elaboração de gráficos ilustrativos (dashboard) que são disponibilizados para a comunidade acadêmica e para o público em geral. Essa ferramenta exibe informações, métricas e indicadores de desempenho de forma visual e interativa, facilitando a análise e a compreensão de grandes volumes de dados detalhando o andamento das ações, descrevendo os projetos pedagógicos em avaliação ou em execução.
Por fim, o monitoramento eficaz deste processo (inserção da extensão no currículo acadêmico) é um reflexo do comprometimento da instituição com a prestação de contas à sociedade.