Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROEX > Pró-Reitora de Extensão participa do 1º Seminário Nacional Sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão

publicado: 08/04/2024 15h50, última modificação: 08/04/2024 15h56

O Seminário teve como tema a “Formação em saúde e a Curricularização da Extensão na produção de conhecimentos para o SUS”, e foi realizado nos dias 02 e 03/04, em Brasília/DF.

Referido encontro teve como finalidade primordial provocar reflexões sobre as necessidades de formação para o SUS e a Curricularização da Extensão como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação do SUS no contexto nacional.

No primeiro painel, sobre “Formação em Saúde”, foi debatido sobre questões como: Desafios contemporâneos para o fortalecimento do SUS; a formação para o SUS e as singularidades regionais do País; educação e trabalho na saúde: desafios para as práticas profissionais no SUS, entre outros.

Já no segundo, sobre “Curricularização da Extensão”, debateu-se diferentes temas, como: Marco normativo da curricularização da extensão; perspectiva pedagógica da curricularização da extensão, etc.

Ainda, no terceiro painel, sobre Boas práticas da Curricularização da Extensão para o SUS, falou-se acerca da formação e curricularização da extensão em saúde em áreas remotas; estudantes indígenas e a formação em medicina; e conversidade: possibilidades do diálogo entre universidades e movimentos sociais.

A Pró-Reitora de Extensão, Berla Moraes, e a Pedagoga da PROEX, Zilda Karla, destacam a importância de seminários como este, pois consideram de extrema relevância as contribuições da curricularização da extensão na formação para o SUS.

Arte: Vitória (bolsista PROEX)