Você está aqui: Página Inicial > Contents > COEX > Notícias-Coex > Proex realiza Circular Cultural e estimula visitação a museus da UFPB

Proex realiza Circular Cultural e estimula visitação a museus da UFPB

publicado: 14/09/2022 07h51, última modificação: 23/09/2022 08h01

Roteiros de visitação da UFPB integram a 16ª Primavera dos Museus, do IBRAM

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba, por meio da Coordenação de Extensão Cultural (Coex), promoverá a ação Circular Cultural - Roteiros de visitação da UFPB. A iniciativa busca visibilizar os espaços museológicos da instituição a partir da realização de rotas integradas de visitação. A ação ocorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro, sempre às tardes. As inscrições vão até o dia 18 de setembro ou até o encerramento das vagas, e podem ser feitas por meio do link: www.bit.ly/circularufpb.

A ação integra a programação da 16ª Primavera dos Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), que visa divulgar e valorizar as instituições museológicas nacionais, incentivando a visitação e a relação com a sociedade. Para esse contexto, foram elaborados três roteiros de visitação, sendo dois artísticos e um científico, passando por diversos setores museológicos e de acervos da UFPB. Os roteiros artísticos contarão com 40 vagas e para o roteiro científico serão destinadas 30 vagas. Para os roteiros com visitação externa ao Campus I, será disponibilizado transporte da instituição.

Para a Pró-reitora de Extensão, Prof.ª Dr.ª Berla Moraes, “ao aderir à 16ª Primavera dos Museus, a Proex, por meio da Coex, promove de forma inédita um roteiro cultural pelos museus e espaços de visitação da UFPB, sendo essa uma forma de tornar acessível e difundir o patrimônio cultural e museal salvaguardado pela instituição”. Com a estruturação de diferentes roteiros, a Proex demonstra a diversidade cultural e científica existente na instituição, prevendo ainda um alcance ampliado, que poderá se desdobrar “na inserção das rotas no contexto turístico e cultural do estado da Paraíba”, segundo a gestora.

O Circular Cultural é uma ação ligada ao projeto "Equipamentos de cultura e fruição artístico-cultural", coordenado pelo produtor cultural Alexandre Santos, da Coex. Segundo o produtor cultural, “essa é uma ação integrada e integradora, pois articula variados setores museológicos e de acervos culturais para uma ação comum, o que possibilita maior contato com as comunidades interna e externa”. Ele ainda ressalta que “a UFPB possui uma larga inserção no campo museal paraibano e esta ação vem para fortalecer, integrar e visibilizar esses espaços, seus acervos e coleções, de modo a estender seu alcance para além dos muros da instituição”.

Ao todo, serão visitados oito setores museológicos, laboratoriais e acervos culturais da UFPB e um equipamento cultural externo. Os setores da UFPB envolvidos são: Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular - NUPPO, Acervo de Brinquedos, Museu Casa de Cultura Hermano José - MCCHJ, Casa da Ciência, Museu de Biodiversidade, Museu das Ciências Morfológicas - MCM, Laboratelier e Galeria Lavandeira. Já o equipamento cultural externo a ser visitado será a Galeria Galinha do Pé Seco, espaço gerenciado pela Ensaio Brasil, agência de artes visuais com anos de atuação na área, comandada pelo artista visual e curador, Ricardo Peixoto. Prevê-se que a cada edição um equipamento cultural externo à instituição seja incluído nos roteiros, de modo a integrar a ação de extensão e conectá-la às rotas culturais existentes.

Confira a programação completa:

20/09 - Roteiro artístico #1

13h00 – Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular - NUPPO (Reitoria - Campus I)

- Exposição: Chamas da Cultura

13h45 - Acervo de Brinquedos (CCS - Campus I)

- Exposição: Acervo de Brinquedos: um passeio

pelos gêneros de jogos

15h00 – Museu Casa de Cultura Hermano José (Jd. Oceania)

- Visita mediada à exposição de longa duração

- Exposição: Notícias de um amigo (Ensaio Brasil)

- Exposição: Hermano José e amigos: o prazer em compartilhar (Pinacoteca UFPB)

17h00 - Galeria Galinha do Pé Seco (Pedro Gondim)