Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Projeto Exporenda Cariri > Exporenda Cariri
conteúdo

Exporenda Cariri

por Giuseppe - PROBEX COMEX publicado 05/11/2021 15h35, última modificação 23/02/2023 21h30
Projeto Exporenda Cariri
Imagem ufpb rendeirasFoto: Marco Pimentel. Arte: Lucas Freitas. Divulgação: UFPB. 
"Cursos destacam valor cultural e qualificam divulgação por redes sociais digitais. Projeto-piloto da UFPB visa melhorar geração de renda, condições de trabalho e perfil socioeconômico das rendeiras do Cariri paraibano que, em grande parte, além de serem artesãs, estilistas, desenhistas, lavadeiras e passadeiras, acumulam as funções de dona de casa e/ou de trabalhadora rural. A professora Márcia Paixão, do Departamento de Economia da federal paraibana, é a coordenadora da iniciativa. Saiba mais sobre o projeto no site da UFPB."

O Exporenda Cariri é uma ação do Probex Comex UFPB com a finalidade de capacitar artesãs e exportar a renda renascença do cariri paraibano. A ação impacta diretamente cerca de 250 rendeiras, e suas famílias, associadas ao CONARENDA - Conselho das Associações, Cooperativas, Empresas e Entidades Vinculadas à Renda Renascença do Cariri Paraibano. E tem o potencial de alcançar cerca de três mil rendeiras, indiretamente. 

No período set./2020 a fev.2023 foram realizadas reuniões de planejamento, visitas técnicas e acompanhamento da execução dos serviços previstos, quais sejam: estudos de mercado e capacitação para exportar pelo serviço Exporta Fácil dos Correios; elaboração de um site para comercialização com tradução para o inglês e o espanhol (IFPB); uma coleção de peças de renda renascença e o respectivo desfile.

Tais iniciativas foram financiadas pelo SEBRAE-PB e as Prefeituras envolvidas. Na condição de colaboradores, contou-se com o Governo Estadual/Programa do Artesanato Paraibano e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

IMagem Audiencia setembro

Foto: Fotografia retirada durante a audiência de setembro na UFPB sobre um dos produtos do Probex COMEX. Estavam presentes na reunião o Programa de Artesanato Paraibano (PAB), SEBRAE, CONARENDA, Prefeituras de Camalaú, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre e Zabelê, as empresas juniores Internacionalize, Líderi e Eleven, representantes do Grupo Itamar Dias e da empresa JS Digital, alunos e professores da Equipe Executora do Probex COMEX