Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Eventos > III Seminário Discente PPGS - UFPB (agosto 2023)

III Seminário Discente PPGS - UFPB (agosto 2023)

por Coordenação publicado 22/04/2024 12h48, última modificação 22/04/2024 12h48
Com anais

ANAIS DO III Seminário Discente (2023)

O III Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB) - @iiisdppgsufpb é uma iniciativa conduzida por alunes do Programa, tanto em nível de Mestrado quanto de Doutorado, em parceria com a Secretaria e Coordenação do PPGS. As informações completas podem ser encontradas no Edital.

Estão abertas as inscrições de obras para a sessão de lançamentos de livros e periódicos no evento. A chamada completa está disponível neste link.

Podem participar estudantes da graduação em Ciências Sociais e áreas afins, bem como o pessoal da pós-graduação da UFPB e outras instituições.

Em nosso terceiro ano, o evento terá como tema “Sociologias, modernidades e crises: impactos de novas tecnologias no fazer  sociológico”, ao considerarmos os efeitos do uso de tecnologias cada vez mais situadas não só no fazer sociológico como via de pesquisa e trabalho de campo, mas, também, na construção de novos objetos teóricos e epistemológicos que levam a Sociologia a um outro nível de interpretação ao debater os produtos desse tempo moderno.

As inscrições para apresentação de trabalhos vão até dia 25/07. Ainda, estão abertas as inscrições para propostas de minicursos a serem ofertados no IIISD, até 23 de julho!

As atividades do III SD ocorrerão de forma presencial, nos dias 29, 30 e 31 (terça, quarta e quinta-feira) de agosto de 2023no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I da UFPB. A programação ocorrerá às tardes e noites, das 14h às 22h, em salas e auditórios do referido Bloco. O evento é aberto a ampla comunidade acadêmica e extra-acadêmica, e especialmente voltado aos estudantes de Graduação e Pós-Graduação de universidades públicas e particulares, bem como mestres e doutores já praticantes e inseridos na Academia e/ou no mercado de trabalho.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesta edição do evento, contaremos com 7 (sete) grupos temáticos que se comunicam com as linhas de pesquisa do referido Programa e compõe um leque de temas e posições onde, como quase tudo na Sociologia, as (novas) tecnologias podem seguir promovendo seus efeitos, sejam eles positivos ou não. Os grupos temáticos e de trabalho foram divididos entre Educação, Corpos, Sociedade, Territórios, Gêneros e Sexualidades, Marcadores Sociais da Diferença, Trabalho e Teorias sociológicas, com o apelo de favorecer não apenas discussões críticas sobre as temáticas propostas, mas a percepção multidisciplinar em que a disciplina de Sociologia deve estar inserida e onde seus atores – pesquisadores, professores, alunes e afins – estão imersos.