Você está aqui: Página Inicial > Contents > NOTÍCIAS > Workshop organizado pela British Academy tem participação dos docentes do PPGCPRI-UFPB
conteúdo

Notícias

Workshop organizado pela British Academy tem participação dos docentes do PPGCPRI-UFPB

Organizado nos dias 10 a 12 de março, o evento contou com aproximadamente 30 pesquisadores do Brasil e Reino Unido
publicado: 14/03/2020 12h55, última modificação: 09/06/2021 08h15

Nos dias 10 a 12 de março, os docentes Henrique Menezes e Marcos Alan Ferreira participaram do UK-Brazil Research and Policy Workshop (Workshop de Pesquisa e Política Reino Unido-Brasil), organizado pela instituição de fomento à pesquisa britânica British Academy e o CONFAP (Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

O evento foi aberto pelo Embaixador do Reino Unido no Brasil, Sr. Vijay Rangarajan e pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sr. Jose Luis Figueiredo. O CNPq cedeu o espaço para o evento.

O workshop British Academy/CONFAP foi projetado para reunir os atuais e ex-bolsistas do Newton Fund provenientes de uma ampla variedade de disciplinas, cobrindo as humanidades, engenharias e área de saúde. Os temas do workshop refletiram a diversidade interdisciplinar dos quase trinta participantes, bem como os objetivos do Fundo Newton e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Cabe salientar que o Prof. Henrique Menezes representou no evento também o Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFPB.

Dentre os temas discutidos estiveram as mudanças climáticas, desenvolvimento urbano e desigualdades. A questão que balizou o evento foi: como uma sociedade mais justa e inclusiva pode ser definida e criada através da cooperação entre disciplinas?

Além de promover a interação intelectual entre os pesquisadores do Reino Unido e do Brasil e fortalecer os vínculos e colaborações existentes (e incentivar a criação de novos) além-fronteiras e disciplinas, o evento também fomentou o desenvolvimento de parcerias entre acadêmicos no Reino Unido e acadêmicos no Brasil. No segundo dia do evento, o Newton Fund fomentou a formulação de propostas de mobilidade de pesquisadores. Os docentes da UFPB se envolveram nas seguintes propostas:

- "Rethinking Cultural Interventions in Urban Youth Violence in Brazil and the UK", proposta por Ross Forman (Univ. Warwick), Mark Lewis (Univ. of Arts of London) e Marcos Alan Ferreira (UFPB)
- "Political Agency, Migrant Presence and Cultural Resources", proposta por Peter Lugosi (Oxford Brooks Univ.), Thiago Allis (USP), Ross Forman (Univ. Warwick), Mark Lewis (Univ. of Arts of London) e Marcos Alan Ferreira (UFPB)
- "Sustainable smart cities: elements for multistskholder engagement in the UK and Brasil", proposta por Mas'ud Ibrahim (Coventry Univ.) e Henrique Menezes (UFPB). 

Caso aprovadas, as propostas fomentarão por oito meses a mobilidade entre os pesquisadores britânicos e os docentes da UFPB.

 

BA  im2