Você está aqui: Página Inicial > Contents > NOTÍCIAS > British Academy aprova financiamento de dois projetos com participação do PPGCPRI
conteúdo

Notícias

British Academy aprova financiamento de dois projetos com participação do PPGCPRI

publicado: 16/07/2020 13h58, última modificação: 09/06/2021 08h15

O British Academy - entidade britânica de fomento à pesquisa em humanidades - em parceria com o Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), aprovou o financiamento de dois projetos de mobilidade que conta com o Prof. Marcos Alan Ferreira como um dos coordenadores. O financiamento no valor total corrente de R$134.000,00 (£20.000,00) é no formato seed funding, ou seja, destinado a apoiar as atividades iniciais para realização de trabalhos preliminares e facilitação da colaboração. 

O primeiro projeto, "Repensando as intervenções culturais na violência urbana juvenil no Brasil e no Reino Unido", tem como pesquisadores principais Ross Forman (Univ. Warwick), Mark Lewis (Univ. of Arts of London) e Marcos Alan Ferreira (UFPB). O objetivo é congregar as experiências sobre arte, paz e juventude das universidades parceiras, posteriormente disseminando estudos comparativos na temática sobre Reino Unido e Brasil. O projeto também envolverá o Projeto Universidade Ação (PUA - UEPB) e o Teatro Interna-só-na-mente (DRI/UFPB), este último coordenado pela Profa. Mariana Baccarini, docente permanente do PPGCPRI.

Junto com Marcos Alan Ferreira, o segundo projeto intitulado "Agência política, presença de migrantes e recursos culturais", conta também com a participação de Peter Lugosi (Oxford Brooks Univ.), Thiago Allis (USP), Ross Forman (Univ. Warwick) e Mark Lewis (Univ. of Arts of London). O objetivo neste projeto é compreender como se inserem politicamente e culturalmente os migrantes venezuelanos e congoleses no Brasil, com especial foco no estado de SP. O projeto envolverá pesquisa de campo nos bairros do Brás, República e Sé, em São Paulo/SP.

Os projetos destinarão seus recursos especialmente para custeio de eventos, pesquisa de campo e mobilidade entre os especialistas britânicos e o docente da UFPB no período de um ano.