Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGCI realiza semana de abertura do semestre 2024.1

PPGCI realiza semana de abertura do semestre 2024.1

As atividades foram realizadas ao longo da primeira semana do semestre letivo, promovidas pela Coordenação, em parceria com a representação discente do PPGCI.
publicado: 09/05/2024 10h50, última modificação: 09/05/2024 10h50

O início do semestre letivo 2024.1 foi marcado por um conjunto de atividades que ocorram entre os dias 15 e 19 de abril, no Mini Auditório 1 do Bloco da Pós-Graduação (CCSA).

A4.jpg

A palestra de abertura, que teve como tema "Ciência da Informação e economia política: uma interlocução imprescindível", foi apresentada pelo Prof. Dr. Rodrigo Moreno Marques, da Universidade Federal de Minas Gerais. O Prof. Rodrigo é Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, com período sanduíche na Universidade do Estado da California nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado na Universidade de Londres no Reino Unido e na Faculdade de Educação da UFMG.  Sua linha de pesquisa emprega as lentes da Economia Política para apreender as dinâmicas socioeconômicas que conformam os contextos nos quais a informação, a comunicação e a cultura têm centralidade. Investiga também alguns aspectos das políticas de informação contemporâneas, que incluem a governança da internet e o enfrentamento do fenômeno da desinformação. Na ocasião, discentes e docentes do PPGCI puderam debater sobre a temática, na manhã do dia 15 de abril.

A3.jpg

Já dentre as atividades planejadas para a I Semana de Acolhimento e I Seminário de Pesquisa Discente do PPGCI/UFPB, no dia 16 de abril, a Profª Drª Anna Luíza Castro Gomes (NUBE/CCS/UFPB) e a Psicóloga Mirtila Marina Wood Gouveia (NUBE/UFPB) conversaram com a comunidade acadêmica sobre "Adoecimento psíquico na Pós-Graduação". Nos dias 17 e 18 de abril, egressos do Mestrado e do Doutorado do PPGCI apresentaram suas pesquisas, marcando o I Seminário de Pesquisa Discente do PPGCI/UFPB.

Foi um momento bastante enriquecedor, que proporcionou a troca de experiências entre ingressantes, veteranos e egressos do Programa.

A semana de abertura do semestre teve seu encerramento no dia 19 de abril, com uma conversa com a coordenação do PPGCI. Nesta manhã de encerramento, o Coordenador do PPGCI, Prof. Dr. Edvaldo Carvalho Alves, e a Vice-coordenadora, Profª Drª Márcia Travassos Saeger, apresentaram a temática "A vida acadêmica na Pós-Graduação: sentidos e disposições".

A1.jpg