Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > O Programa > Linhas de Pesquisa
conteúdo

Linhas de Pesquisa

por PPGCC publicado 19/12/2015 15h41, última modificação 28/06/2023 11h30

LINHAS DE PESQUISA - A partir da Resolução nº 22/2022 do Consepe

Os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos do PPGCC/UFPB são organizados em duas linhas de pesquisa: a) Controle de Gestão; e b) Contabilidade e Finanças:

Controle de Gestão

Esta linha de pesquisa objetiva acomodar os estudos relacionados ao controle de gestão, focando mecanismos, processos e sistemas de controle financeiro e não financeiro, bem como sistemas de gestão da informação e de desempenho sustentável organizacional. Também serão considerados estudos voltados para a compensação de executivos. Através destes eixos investigativos, esta linha busca prover subsídios relevantes para dar suporte ao processo de tomada de decisões considerando informações gerenciais internas para auxiliar a busca pelo aprimoramento da performance organizacional considerando diversas ferramentas gerenciais e perspectivas teóricas.

Contabilidade e Finanças

Esta linha de pesquisa objetiva fomentar pesquisas que versem as questões inerentes a contabilidade e finanças apresentando temas contemporâneos de auditoria e tributação, bem como questões voltados para o setor público por meio da contabilidade governamental, finanças públicas, accountability e atuações de mecanismos de controle. Não obstante busca-se pesquisas relacionadas à elaboração e divulgação dos relatórios financeiros; ao uso e implicação da informação contábil na avaliação econômica e financeira pelos usuários externos; ao funcionamento dos mercados financeiros; e às decisões financeiras organizacionais e individuais. Além de estudos que abordam o Relato Integrado de acordo com as normas do International Integrated Reporting Council (IIRC) e quaisquer trabalhos que relacionam de forma transversal a Sustentabilidade com aspectos econômico-social-ambiental-governança (ESG - Economic, Social and Governance). Também são bem vindos, estudos sobre o comportamento dos agentes; a tomada de decisão e vieses cognitivos, assim como, pesquisas em neurociências aplicadas a finanças.

LINHAS DE PESQUISA - até a Resolução nº 22/2022 do Consepe

Três linhas de pesquisa, com ênfases em determinadas subáreas do conhecimento da Contabilidade e que caracterizam o campo de atuação dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado:

Informação Contábil para Usuários Internos

Tem por finalidade desenvolver estudos sobre sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento, controle e tomada de decisão das organizações. As áreas conceituais de base se referem principalmente à Controladoria; Controle Gerencial; Avaliação de Desempenho; Contabilidade Gerencial; Gestão Estratégica de Custos; Controladoria Governamental; Custos para o Consumidor; Análise de Custos de Concorrentes; Contabilidade e Análise de Custos; Planejamento e Controle Orçamentário; Controle Gerencial nas Organizações; Tecnologia e Sistemas de Informação e Avaliação de Projetos de Investimentos.

 Informação Contábil para Usuários Externos

Objetiva identificar, avaliar e propor soluções baseadas em aspectos conceituais e/ou empíricos relacionados à identificação, mensuração e divulgação da informação contábil, bem como abordar o funcionamento dos mercados financeiros e as decisões financeiras das empresas e dos indivíduos. A linha aborda temas sobre Teoria da Contabilidade; Contabilidade Societária; Contabilidade Internacional; Regulação Contábil; Relatórios de Sustentabilidade; Finanças Corporativas; Mercado Financeiro; Avaliação de Empresas (Valuation); Gestão de Riscos; Investimentos; Governança Corporativa e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade.

 Informação Contábil para o Setor Público

Objetiva desenvolver estudos sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Mais especificamente, busca-se explorar todo o arcabouço teórico relacionado à estrutura conceitual e demais normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, ressaltando o desafio de implementação no Brasil e experiências internacionais. A linha aborda temas sobre Orçamento e Finanças Públicas, Análise Financeira Governamental; Controladoria e Auditoria no Setor Público; Prevenção de Fraude e Gestão no Governo e Governança no Setor Público.