Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 10/02/2021 16h23

Orquestra de Violões da Paraíba

A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFPB, a partir da atuação na orquestra; bem como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura em música, a partir da atuação no curso de ensino coletivo de violão, um projeto de ensino derivado da orquestra.

O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Educação Musical da UFPB, por uma equipe formada pela professora Carla Santos e pelo Professor Vanildo Marinho, na coordenação, e pelo servidor técnico em música Sérgio Aires.  As atividades extensionistas da Orquestra são realizadas no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e são divididas em duas frentes de atuação: prática de orquestra e cursos de violão.

A Orquestra é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições e por pessoas da sociedade, sendo constituída por violões, voz, flauta transversal, clarinete, acordeon, bandolim, baixo elétrico, bateria e percussão, em um total de trinta integrantes

Paralelamente às atividades artísticas da Orquestra acontece o curso de violão coletivo oferecido gratuitamente à sociedade. As aulas do curso são ministradas por integrantes da orquestra, sob a coordenação dos professores Carla Santos e Vanildo Marinho, responsáveis pelo projeto. Essa prática tem propiciado a experiência em atuar com ensino coletivo de violão, além de ser um espaço para a pesquisa e produção de material didático.

Assim, é possível dizer que os resultados do projeto têm sido significativos tanto no âmbito artístico, com as apresentações artísticas, como no âmbito do ensino, com o curso de violão coletivo, ambos destinados à população em geral.

Breve Histórico do grupo

A Orquestra de Violões da Paraíba foi criada em maio de 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho. Com a Orquestra realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, e deixou seu trabalho registrado em dois CDs; um deles foi relançado pela editora Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do estado da Paraíba.

Maestro Gladson Carvalho     _OVPB  02 07 - Comunicação - Google Drive (1).png

A RETOMADA

Em 1997, a Orquestra de Violões da Paraíba foi desativada. Entretanto, em maio de 2005, foi reativada, sob a coordenação e iniciativa de Carla Santos e Cyran Costa, ex-integrantes da orquestra desde sua criação no ano de 1992. Em 2007, após dez anos longe dos palcos paraibanos, e dois anos após a reativação, a OVPB reestreou oficialmente, passando a realizar concertos mensais em diversos espaços públicos e privados da cidade, além de realizar uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM, que incluiu a realização do programa Canto das Cordas.

_OVPB  02 07 - Comunicação - Google Drive (2).png

Concerto de reestreia em 2007 - Cine Banguê.

CD INÉDITO

No ano de 2008 a Orquestra gravou seu terceiro CD inédito, intitulado “Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba”, lançado em 2009. O CD foi o marco da nova fase da Orquestra de Violões, sob a batuta e coordenação da maestrina Carla Santos e de Cyran Costa, com direção musical do compositor Rogério Borges. No repertório, composições de paraibanos como Sivuca e Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César e Lúcio Lins, Canhoto da Paraíba, entre outros, com arranjos audaciosos e marcantes, atraiu e conquistou a atenção do público apreciador.

_OVPB  02 07 - Comunicação - Google Drive (3).png

NOVA FASE

Uma nova fase da Orquestra de Violões da Paraíba foi iniciada no ano de 2015, período em que passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba sob a coordenação da professora Carla Santos e do professor Vanildo Marinho. Essa fase é marcada pela atuação da Orquestra também no campo do ensino do violão, nos cursos de violão coletivo, inclusive na modalidade on-line, a partir de 2020, por causa da pandemia. Atualmente, a OVPB faz seus ensaios semanalmente na sala 104 do CCTA, sob a regência de Carla Santos - ensaios suspensos temporariamente devido à pandemia

Nessa fase, a OVPB passou a contar com a colaboração do maestro, compositor e arranjador Tom K, na elaboração de arranjos que são apresentados pela orquestra. Como uma extensão da proposta didática do grupo, os integrantes da orquestra também são incentivados a elaborar arranjos para compor o repertório do grupo, a exemplo do show em comemoração aos 27 anos da OVPB, que teve todas as músicas com arranjos dos próprios integrantes.