Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Grupos de Pesquisa > Negociação e Mediação no Mundo

Negociação e Mediação no Mundo

por Coordenação publicado 31/03/2021 10h32, última modificação 31/05/2022 07h13
Aqui apresenta-se links de alguns grupos que pesquisam e publicam sobre negociação e também sobre mediação intercultural mundo afora. Não temos aqui todos os grupos de pesquisa dos referidos temas mas vamos atualizando a medida que outros são localizados ou indicados.

MINNI-Mundo: Grupo de pesquisa sobre Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo

Como o próprio nome do Grupo consta, este atua com pesquisas e publicações na área das Negociações Internacionais, da Interculturalidade e das Mediações Interculturais. Em 2019 seu líder fez pós-doc na Universidade do Porto e, por consequência, fez pesquisas, trabalhou em publicações e no surgimento desse observatório MINI-Mundo. Sua vice-líder, muito atuante em áreas referentes a língua e cultura francesa, e demais pesquisadores com pesquisas em interculturalidade, mediação e diversas línguas estrangeiras também se destacam na área. O grupo organizou recentemente uma coletânea que envolve vários livros sobre Mediações Interculturais & Negociações Internacionais. Os primeiros dois são coletâneas sobre os 10 anos do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais na UFPB. Os demais são livros sobre a profissão do negociador internacional, bem como sobre a interculturalidade e as línguas. Vários desses livros foram publicados em 2020 e outros mais ainda serão publicados nos próximos anos. A maior parte do grupo é do Departamento de Mediações Intercultuais da UFPB, mas também conta com a colaboração de outros pesquisadores internos e externos à UFPB.

IRENE: Institute for Research and Education on Negotiation in Europe - Instituto de Pesquisa e Educação em Negociação

“IRENE” (que significa paz em grego), foi criado pela ESSEC em 1996 para reunir pesquisadores e profissionais interessados ​​em negociação , mediação , diálogo com partes interessadas e resolução de conflitos (acadêmicos, seniores civis, servidores, representantes eleitos, gerentes e funcionários de empresas, sindicalistas, mediadores sociais).

3 Avenue Bernard Hirsch - CS 50105 Cergy

95021 Cergy Pontoise Cedex - França

Tel. : 33 (0) 1 34 43 30 79

E-mail:  irene@essec.edu

PON: PROGRAM ON NEGOTIATION AT HARVARD LAW SCHOOL

Os professores do Programa de Negociação da Harvard Law School estão entre os principais estudiosos e professores do mundo da teoria e prática da negociação. Fundada em 1983 e sediada na Harvard Law School, a PON é um consórcio da Universidade de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade Tufts.

ICONS: International Communication and Negotiation Simulations do Departamento de Governo e Políticas da Universidad de Maryland

O Projeto ICONS cria simulações e exercícios orientados a cenários para aprimorar a compreensão dos participantes sobre problemas complexos e fortalecer sua capacidade de tomar decisões, enfrentar crises, pensar estrategicamente e negociar de forma colaborativa.

ICONS Project
START, University of Maryland
PO Box Number 266
5245 Greenbelt Rd.
Faculdade Park, MD 20740

Tel.: (301) 405-4172

ICAR: Institute for Conflict Analysis and Resolution of the George Mason University

No Instituto de Análise e Resolução de Conflitos (ICAR), professores e alunos estão comprometidos com o desenvolvimento de teoria, pesquisa e prática que interrompem os ciclos de violência. O ICAR é um recurso acadêmico inovador para pessoas e instituições em todo o mundo. Compreende uma comunidade de acadêmicos,  estudantes de graduação, ex-alunos, profissionais e organizações no campo da construção da paz e resolução de conflitos.

3351 N. Fairfax Drive
MSN 4D3
Arlington, VA 22201
País: EUA

Tel.: 703.993.1300

Fax: 703.993.1302

E-mail: icarmgr@gmu.edu

Website: carterschool.gmu.edu

Mediação Linguística-Cultural e Plurilinguismo: Panoramas Teóricos e Práticas Profissionalizantes em Espaços de Mobilidade

Coordenado pela Profa.Dr. Angela Erazo, o projeto consiste em estudar e sistematizar os debates, conceitos e estudos transversais ao conceito de mediação linguística e plurilinguismo em espaços de mobilidade. Para tal, inicia-se com a leitura de artigos e manuais que abordam sobre a mediação em três temáticas por nós definidas: mediação no contexto sócio-cultural, mediação na jurisdição e mediação na educação: tradução e interpretação.

Recentemente, o projeto foi beneficiado com uma bolsa pelo Programa de Apoio à Pesquisa da UFPB. Dessa forma podendo utilizar deste recurso para convidar profissionais com experiência na área para debater sobre o tema e adquirir cursos e ferramentas de capacitação para divulgação de materiais com uma qualidade ainda maior.