Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Saberes e Práticas em Educação Popular: Extelar dá dicas de leitura

Saberes e Práticas em Educação Popular: Extelar dá dicas de leitura

Extelar faz indicações de leitura de educação popular.
publicado: 08/06/2020 20h03, última modificação: 08/06/2020 20h03

O Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos convida a conhecer as seguintes obras:

1. Conversidade: diálogo entre universidade e movimentos sociais, por Reinaldo Matias Fleuri

“Torna-se essencial, para todas as pessoas interessadas em mergulhar nos processos de reorientação do fazer universitário, conhecer o conceito de Conversidade, conforme fundamentado e sistematizado por Reinaldo Matias Fleuri, e assim agregar novas possibilidades teóricas e metodológicas para aprofundar ações, iniciativas e ideias. Na presente obra, pode-se buscar entendimentos sobre essa categoria e conhecer como constitui uma práxis acadêmica, como repercute nesse contexto e como se articula com a Educação Popular, percebida como caminho possível para a construção processual de outra racionalidade para a universidade, na construção de novas sociabilidades e outras hegemonias.”

Acesse em: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/wp-content/uploads/2019/03/Conversidade_Reinaldo-Fleuri-Ed-CCTA-2019.pdf

1. EDUCAÇÃO POPULAR E IDENTIDADE CULTURAL, por Fernando A. Abath L. C. Cananéa

"Este livro procura mostrar a conexão, pois uma tese, de que a identidade pode ser construída por ações educativas pelo escopo da educação popular. É um texto que nos mostra a navegação para a construção da identidade das pessoas, ancorando em portos variados e em terras desafiadoras que são a cultura, a educação popular, a participação e o diálogo, até chegar à identidade mesma, a sua incessante busca nesta pesquisa.

A participação no desenvolver metodológico escolhido promove-a como expressão de um movimento que se apresenta com início, meio e fim, desde as definições de demandas, processos de acompanhamento de cumprimento ou não, além da avaliação coletiva de todo o processo.

Este livro possibilita ao leitor o vislumbre desses diálogos, desses caminhos navegados, os tempos de marés altas e suas sínteses. Sínteses que fazem, hoje, manter a cidade de Cabedelo no circuito cultural do Estado e, necessariamente, do país, com a marca nessa cultura de sua identidade" ( José Francisco de Melo Neto, prefaciante).

Acesse em: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/wp-content/uploads/2018/02/Livro-EDUCAC%CC%A7A%CC%83O-POPULAR-E-IDENTIDADE-CULTURAL.pdf

1. VIVÊNCIA EM COMUNIDADES: OUTRA FORMA DE ENSINO, por Emmanuel Fernandes Falcão

"A partir dos trabalhos liderados pelo Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária, em parceria com as diversas executivas nacionais dos cursos de saúde e áreas afins, Centros e Diretórios Acadêmicos de todo Brasil, vem se buscando, pela extensão, alternativas para o pleno exercício da cidadania de tantas pessoas que se encontram socialmente vulneráveis. Ao mesmo tempo, esta experiência favorece a melhoria da qualidade de ensino, inserindo, nas comunidades, estudantes das mais diversas áreas acadêmicas por meio de estágios extracurriculares, na perspectiva de, junto com as comunidades, identificar os problemas existentes e buscar formas e estratégias de solução para os mesmos.

Essas ações estão marcadas pela perspectiva do diálogo e da construção coletiva do conhecimento, a partir dos diversos saberes, proporcionando o desenvolvimento de novas formas de aprendizado, além de implementar as inter-relações tão almejadas entre o ensino, a pesquisa e a extensão." ( José Francisco de Melo Neto, prefaciante).

Acesse em: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/wp-content/uploads/2018/02/Viv%C3%AAncia-em-comunidade-outra-forma-de-ensino-2a-ed-Editora-da-UFPB-2014.pdf