Notícias
Projeto Incubes reúne grupos de EcoSol para discutir proposta de site
Na última sexta-feira (14/08), a Incubadora de Empreendimentos Solidários do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Ensino em Economia Solidária e Educação Popular (Incubes/NUPLAR), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), reuniu-se virtualmente, por meio da plataforma Google Meet, com os representantes de grupos da Economia Solidária (Ecosol) que responderam ao instrumento “Levantamento de Grupos/Empreendimentos da Economia Solidária” (iniciado em junho/2020 e ainda em andamento) para apresentar a proposta do site/portal com o objetivo de construir uma rede de apoio e comercialização dos grupos de Ecosol.
Essa é uma das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão, edital Probex/2020, INCUBES: Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional, coordenado pelo Professor Dr. Vanderson Carneiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Departamento de Gestão Pública (CCSA-DGP). O projeto tem ainda em sua equipe docentes do Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Nutrição (CCS-DN) e Centro de Tecnologia - Departamento de Engenharia da Produção (CT-DEP); discentes do cursos de Gestão Pública, Engenharia da Produção, Serviço Social e Ciências Contábeis; servidores técnicos administrativos do NUPLAR; e colaboradores externos.
Entre os que participaram desse encontro virtual, estavam representantes de vários segmentos de trabalho como artesanato, agricultura familiar, material reciclável, alimentação urbana, banco comunitário, entre outros, que atuam no município de João Pessoa e regiões adjacentes, estado da Paraíba. Aos participantes foi apresentado o escopo de um site/portal a partir dos dados obtidos do levantamento que eles responderam, convidando-os, então, a colaborar e construir coletivamente com a equipe do projeto nessa atividade.
Dessa forma, foi explicado aos grupos que o site funcionará como um espaço colaborativo e canal de comunicação entre eles e consumidores. Um espaço em que os grupos terão maior visibilidade para poder contar suas histórias, trocar saberes, divulgar suas ações que simbolizam práticas de economia solidária, bem como apresentar seus produtos e serviços. No entanto, ressaltou-se que o site/portal não tem a proposta de venda direta, mas irá disponibilizar o contato direto dos grupos (redes sociais e/ou telefone/whatsapp) para possíveis contatos e comercializações (que deverão acontecer fora do portal do projeto). Foi explicitado também aos participantes da reunião que se espera ainda, propiciar a realização de Feiras de Economia Solidária de forma virtual.
Diante do exposto, os grupos, então, puderam expor suas primeiras impressões acerca da proposta apresentada, tirar suas dúvidas, propor sugestões e pautar demandas antes não pensadas pela equipe. De maneira geral, todos se mostraram muito satisfeitos e motivados a participarem dessa atividade do projeto, sendo assim, foram concordados, de forma conjunta e participativa, alguns encaminhamentos para prosseguimento do site/portal.
Com essa atividade, entende-se que o projeto possa contribuir com o fortalecimento dos grupos de economia solidária que se veem extremamente afetados, especialmente, no contexto da atual pandemia. Apoiando-os e assessorando-os frente aos desafios a serem enfrentados na busca de melhores alternativas para minimizar esses graves impactos gerados, garantindo assim, a existência dos grupos em suas atividades produtivas que são necessárias para a própria sobrevivência dos trabalhadores e das trabalhadoras que compõem esses grupos.