Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto "Economia, Mulher & Solidariedade" inicia Oficinas de Formação
conteúdo

Notícias

Projeto "Economia, Mulher & Solidariedade" inicia Oficinas de Formação

As oficinas de formação da equipe fazem parte de uma das etapas do projeto
publicado: 10/08/2021 23h24, última modificação: 10/08/2021 23h26

O projeto de extensão “Economia, Mulher & Solidariedade: práticas públicas nacionais e internacionais”, edital Probex 2021, coordenado pela Professora Íris Gomes dos Santos (Departamento de Gestão Pública - DGP/UFPB) em partilha com as professoras Clarisse Paradis e Tatiana Carrascal (UNILAB), vinculado à Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES/NUPLAR/UFPB), iniciou na última quinta-feira (05/08/2021) suas oficinas de formação com a equipe. O projeto tem como objetivo contribuir para inserção do recorte de gênero nas práticas desenvolvidas em equipamentos públicos de Economia Solidária nos estados da Paraíba e da Bahia. Desenvolvido no âmbito da INCUBES, o projeto tem como principais parceiros o Centro de Economia Solidária (CESol) Lauro de Freitas/Bahia e a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB).

Na primeira oficina, “A produção do viver e as lutas feministas”, foram abordadas a trajetória dos movimentos das mulheres e a questão do trabalho; a economia feminista e a produção do viver. Ainda serão realizadas mais 3 (três) oficinas, a saber: 1) Economia Solidária; 2) Políticas Públicas e 3) Economia solidária desde uma perspectiva feminista.

As oficinas de formação da equipe do projeto têm como objetivos:

  1. Constituir uma formação de base sobre os temas mobilizados no projeto para toda a equipe envolvida;

  2. Proporcionar um debate coletivo e aberto sobre os temas do projeto, valendo-se de metodologia participativa;

  3. Produzir sínteses a partir da pesquisa bibliográfica produzida no projeto; e 

  4. Sistematizar as discussões e leituras coletivas em materiais que servirão de base para as etapas seguintes do projeto.

Em um outro momento o projeto promoverá espaços de qualificação e capacitação de gestores públicos e técnicos governamentais, atuantes em equipamentos públicos de Economia Solidária nos estados da Bahia e da Paraíba, com vistas a traçar/intercambiar novas possibilidades e modelos para as políticas públicas em curso.

Para mais informações:

Instagram: @mulheresecosol_

E-mail:mulheresecosol@gmail.com