Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O Festival São João na Rede na edição Paraíba foi encerrado com muita interação
conteúdo

Notícias

O Festival São João na Rede na edição Paraíba foi encerrado com muita interação

O projeto do Fórum Nacional do Forró de Raiz, produzido pela Balaio Nordeste, tem assessoria do projeto de Apoio ao Forró do Nuplar.
publicado: 23/06/2021 20h47, última modificação: 23/06/2021 20h52

O Festival São João na Rede no seu segundo ano teve, na edição Paraíba, homenagem aos grandes artistas paraibanos Sivuca, Pinto do Acordeon, Deijinha de Monteiro, Marinês.  Geraldo Correia e Zé Calixto. Foram quatro dias de muito Forró e animação em que, a cada dia, na programação os homenageados tinham seus sucessos lembrados e a sua obra reverenciada.

Brilharam no palco do Festival São João na Rede Ednardo do Acordeon  de Catolé do Rocha, Biliu de Campina, Dudamax e Forró do Bakulejo  de Cuité, João Calixto e Luizinho Calixto  de Campina Grande e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste  de João Pessoa.
A marca da edição Paraíba foi a inclusão cultural em que se manteve a preocupação de garantir participação de trios e grupos de todas as regiões da Paraíba, do Litoral ao Sertão. Vários artistas que tem tido pouca inserção na programação das festas puderam se apresentar no São João na Rede  com uma produção qualificada e para um público mais amplo. A programação foi transmitida ao vivo no canal do Festival no Youtube e além do público que interagiu bastante nos dias dos espetáculos, a gravação está disponível lá para os mais de 3 mil inscritos e os amantes do Forró tradicional que buscam conteúdo na internet.

 

A marca do Festival São João na Rede em 2021 foi a inclusão cultural com espetáculos de mais de 30 grupos e mais de 100 profissionais envolvidos .

Homenageados no enceramento
Geraldo Correia, sanfoneiro conhecido em todo o país, era especialista na sanfona de 8 baixos e na sua trajetória musical se apresentou ao lado de grandes personalidades da música brasileira, como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Genival Lacerda e Zé Calixto. Geraldo Correia morreu em 2020, aos 94 anos, em Campina Grande. A causa da morte do artista não foi divulgada pela família.

Zé Calixto, sanfoneiro e artesão dos oito baixos e ídolo do forró junino. Artista paraibano foi referência pela obra alicerçada nos anos 1960 e 1970. Tocou ao lado de grandes nomes do forró, entre eles, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O músico também se apresentou várias vezes no São João de Campina Grande. Calixto contava que o interesse em tocar o instrumento começou desde a infância, aos oito anos, quando via o seu pai tocar fole. Zé Calixto sofria de Alzheimer e aos 87 anos em 2020 morreu em decorrência da doença.

Sobre o Festival São João na Rede

Criado em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, o Festival foi aprovado por grandes astros da música, que entraram na campanha de divulgação do evento, a exemplo de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lucy Alves, Anastácia e Del Feliz, que usaram suas redes sociais para mobilizar o público. O nome do Festival foi inspirado na ideia de vincular o termo ‘rede’ à nossa tradicional rede de descanso nordestina, à rede de relações interestaduais e à internet. A primeira edição foi realizada pela Associação Balaio Nordeste, Fórum Nacional Forró de Raiz e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer, para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e para o público em geral.

Sobre o projeto de extensão Apoio ao Forró

O projeto Apoio ao Forró foi concebido e elaborado pelo pesquisador e extensionista Henrique Sampaio em 2017. O projeto está vinculado ao Nuplar e possui apoio institucional através dos editais do Programa UFPB NO SEU MUNICÍPIO (2019, 2020) e, atualmente, pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB). Como resultado das ações, o projeto colaborou na realização do Encontro Nacional de Forrozeiros nas edições de 2017 e 2019, Caravana do Forró, do São João na Rede 2020 e 2021, nos Fóruns de Forró de Raiz em diversos Estados. Além disso, tem atuado fortemente no assessoramento e organização dos Fóruns de Forró, em especial na contribuição para a pesquisa que tem sido feita para o Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro.

O São João na Rede Festival segue durante todo o mês de junho com conteúdo produzido em várias cidades do Brasil e é apresentado no seu canal no Youtube.

 Fonte: Ana Célia Macêdo / Balaio Nordeste / Projeto Apoio ao Forró.

Confira a programação completa aqui.