Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nuplar/UFPB apoia ACBN na realização do Encontro de Folistas
conteúdo

Notícias

Nuplar/UFPB apoia ACBN na realização do Encontro de Folistas

Nuplar/Coep/PRAC/UFPB apoiou a realização de uma das importantes ações previstas e realizadas junto ao projeto "Mapeamento e Identificação do Fole de 8 Baixos na Paraíba".
publicado: 14/08/2019 12h41, última modificação: 14/08/2019 18h18
Projeto terá como resultados um documentário e uma página de internet com a identificação e os registros dos folistas 

 

O Encontro,que teve atividades das 9 às 21 horas, contou com uma vasta programação.Após o acolhimento dos folistas, que chegaram de várias cidades do interior do Estado, o evento teve início com a solenidade de abertura dirigida pela presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste, Joana Alves, e prestigiada pelo Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti; pela Sr.ª Silvana Toscano, representando a Funjope; pela arquiteta Cristiane Sarmento e a antropóloga Nina Lanes, que representaram a Superintendência do IPHAN na Paraíba; pelo músico Luizinho Calixto, representando os folistas; e pelo representante do Nuplar e atual coordenador do projeto de Mapeamento e Identificação do Fole de 8 Baixos na Paraíba, Henrique Sampaio. Durante as falas, as pessoas discorreram sobre a importância da pesquisa e do evento para a salvaguarda dos saberes e fazeres tradicionais do fole de 8 baixos no Estado da Paraíba.

Após a solenidade de abertura, foram chamados os pesquisadores para apresentar suas contribuições à pesquisa e falar dos resultados a serem exibidos no dia do evento. Nesse momento os presentes tiveram a oportunidade de saber sobre os registros feitos em 12 municípios do Estado da Paraíba e de assistir a um slideshow, produzido pelo fotógrafo da pesquisa Guy Joseph, com seleção de fotos realizadas nas entrevistas e do contexto sociocultural dos artistas. Segundo o coordenador do projeto Henrique Sampaio, "O Encontro de Folistas de 8 Baixos foi o ponto alto da pesquisa de mapeamento do Fole de 8 Baixos na Paraíba, que vem sendo realizada desde o fim do ano passado e que pretende, não apenas delinear o quadro de como se encontra a situação dos folistas, mas da presença desse instrumento nas festas e no circuito de espetáculos dos municípios paraibanos".

Após o almoço servido para os convidados na própria Associação, tivemos uma troca de experiências através da qual esses puderam apresentar um pouco do seu repertório e tocar juntos pela primeira vez. Na sequência tivemos uma roda de conversa entre os artistas e a exibição da prévia do documentário "No Tom dos 8 Baixos", seguida pela entrega dos certificados de participação do evento. Encerrada essa etapa e após o lanche deu-se a apresentação, de forma alternada, de todos os folistas convidados do fim da tarde até as 21h, interrompida apenas pela necessidade de muitos deles de terem que pegar o transporte para uma longa viagem de volta para as suas residências no interior do Estado.

Na avaliação da equipe organizadora e dos participantes, o evento foi um sucesso e cumpriu os seus objetivos, tendo sido um forte estímulo à continuidade dessa prática.