Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nuplar realiza simpósio em parceria com o Comitê de Cultura da Paraíba
conteúdo

Notícias

Nuplar realiza simpósio em parceria com o Comitê de Cultura da Paraíba

O evento irá debater o papel das metodologias da educação para participação social, construção de saberes e emancipação dos atores sociais populares
publicado: 21/05/2024 20h31, última modificação: 21/05/2024 20h48

No próximo dia 23 de maio de 2024 o Nuplar, através do projeto de extensão Apoio ao Forró, do Grupo de Extensão em Educação Popular - Extelar e Incubadora de Empreendimentos Solidário - Incubes, em parceria com o Comitê de Cultura da Paraíba realiza o Simpósio "O papel das metodologias da educação para a participação social, construção de saberes e emancipação dos atores sociais populares" no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público da UFPB (CEDESP) discutindo temáticas relacionadas à participação social e as metodologias que constroem esse processo. O objetivo principal é contribuir para que os profissionais que trabalham ou atuam junto aos movimentos sociais possam ter conhecimentos dessas metodologias e o seu papel para a transformação social.

Simpósio de metodologias da educação é realizado pelo Nuplar e Comitê de Cultura da Paraíba destinado a formação da equipe da rede, extensionistas e grupos e coletivos acompanhados pelas ações do núcleo.

            O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular – NUPLAR é formado por três grupos, Incubes, Extelar e ObservaCult. tem por atribuição principal coordenar, desenvolver, orientar e executar atividades de extensão, estudo, pesquisa e ensino sobre o campo da economia, da educação popular e de políticas culturais.

            O Apoio ao Forró desenvolve ações de acompanhamento e assessoramento aos Fóruns Forró de Raiz, grupos e coletivos. Ajudou na obtenção do reconhecimento das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro e ajuda na busca pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Mundial junto à Unesco. Ele tem dado uma contribuição importante para a organização das comunidades forrozeiras em Fóruns, organizações informais da sociedade civil que promovem reuniões, debates e articulações políticas.     

            O Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR dirige as suas ações a momentos de especulações teóricas, em temáticas como fundamentos da extensão universitária, extensão popular, movimentos populares, economia solidária popular e educação popular. Nesta linha de atuação, o EXTELAR objetiva estimular o desenvolvimento de projetos no campo popular, a produção teórico-acadêmica nesses campos e práticas que promovam a autogestão e a cidadania crítica e ativa, exercitando-se, academicamente, nas necessárias relações da extensão com a pesquisa e vice-versa, mantendo-se atual o debate sobre o papel social da universidade.

            A INCUBES têm desenvolvido, ao longo de sua história, ações de acompanhamento e incubação de grupos de economia solidária (EES) em diferentes regiões do Estado da PB e abrangeu diversas áreas de produção e comercialização de bens e serviços. Tem realizado projetos de extensão e pesquisa na economia solidária e popular, desenvolvendo tecnologia de incubação de grupos e coletivos, colaborando com a inclusão econômica e social dos grupos acompanhados.

            Os Comitês de Cultura fazem parte de uma política do Ministério da Cultura que visa fortalecer a democracia e incentivar a participação cidadã nas políticas sociocioculturais junto ao Sistema Nacional de Cultura. Na Paraíba, O Comitê de Cultura mobilizará agentes culturais, artistas e demais atores sociais da cultura nos segmentos indígens, negros, mulheres, LGBTQIA+,  PCDs e culturas populares nos territórios prioritários de João Pessoa, Campina Grande e Princesa Isabel. As ações do Comitê serão dirigidas para a formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais. Na Paraíba, a Rede do Comitê está composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste em João Pessoa, o Centro de Formação Humana e Social em Campina Grande e a Academia Princesense de Letras e Artes de Princesa Isabel

            O debate será conduzido por professores com larga qualificação na área de educação popular e economia solidária que serão convidados a pensar as metodologias da educação para a participação social, incentivano o diálogo através de rodas de conversa a partir das experiências práticas que possuem forte identificação com a metodologia apresentada durante as exposições.

            Haverá palestra com os seguintes facilitadores: Prof. Dr. Fernando Abath, especialista em Educação Popular, mestre e doutor em Educação, atual presidente da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais; o Prof. Dr. José de Melo Neto, graduado em Química e em Filosofia, mestre e doutor em Educação, realizando estágio pós-doutoral na mesma área; a Profª. Drª. Rosângela Bolte, graduada em Serviço Social, mestre em Educação pela UFPB, doutora em Sociologia pela Universidade de Kassel/Alemanha, docente da UFPB e atual assessora de economia solidária da Cáritas Brasileira no Nordeste 2/CNBB e Prof. Ms. Renan Soares, doutorando em Educação pela UFPB, membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/UFPB) e integrante do GT de Educação Popular e Saúde da ABRASCO.

Confira a programação:

SIMPÓSIO
O papel das metodologias da educação para a participação social,
construção de saberes e emancipação dos atores sociais populares
DATA: 23/05/2024
LOCAL: CEDESP
❖ Programação:
8h: Abertura com Henrique Sampaio (Apoio ao Forró),  Vanderson (Nuplar/Incubes), José de Melo Neto (Extelar) e Lisianne Saraiva (Comitê de Cultura da Paraíba

8h15min: Performance artística com o grupo musical Bate Coração 

8h30min às 10h20min: TEMA 01: Desenvolvimento econômico e humano através da economia solidária 

Prof. Dra. Rosangela Bolte

10h20min às 10h40min: intervalo
10h40min às 12h30min: TEMA 02: A participação social como instrumento de mudança e superação das desigualdades e da pobreza

Prof. Dr. José de Melo Neto

12h30min às 14h: intervalo para almoço

14h às 15h50min: TEMA 03: Educação popular enquanto metodologia de
participação popular e transformação social - Prof. Ms. Renan Soares

15h50min às 16h10min: intervalo

16h10min às 18h: TEMA 04: Pesquisa participante, pesquisa ação e autonomia
das comunidades/territórios - Prof. Dr. Fernando Abath

Para interagir e acompanhar as ações do Nuplar, seus grupos e o Comitê de Cultura acesse as redes sociais os seguintes links:

https://www.instagram.com/apoioaoforro?igsh=ZXV6MDBhMWpqZ2Vt

https://www.instagram.com/nuplarufpb?igsh=amlqNjIyamE4dGt5

https://www.instagram.com/comitedeculturapb?igsh=MWszN2ZsZmN2N3NybQ==