Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INCUBES realiza segunda reunião virtual com grupos de EcoSol para finalização do site Espaço Colaborativo da Economia Solidária - EnlaCES

O objetivo do encontro remoto foi apresentar o andamento do site e dialogar sobre a data para lançamento da plataforma
publicado: 24/09/2020 13h40, última modificação: 24/09/2020 13h43

Na manhã da última terça feira (22/09) a Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES) realizou mais uma reunião virtual com representantes de diversos grupos de Economia Solidária que participaram da pesquisa lançada no mês de junho deste ano. A pesquisa consiste em um levantamento de informações a respeito dos grupos e a situação deles diante da pandemia do Covid-19, com o objetivo de construir uma Rede de Apoio e Comercialização da Economia Solidária, auxiliando-os nesse contexto.

Com os primeiros dados coletados pela pesquisa, o projeto organizou as informações dos grupos e iniciou junto com eles o diálogo para a construção de um site. A INCUBES, vinculada ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular da Universidade Federal da Paraíba (NUPLAR/UFPB) entende que não basta apenas conhecer a situação atual dos grupos nesse momento em que passamos por uma pandemia, mas compreender de que forma pode contribuir, apoiar e assessorar os grupos a fim de amenizar os efeitos que acentuaram as desigualdades sociais e econômicas agravados pelo novo coronavírus.

A INCUBES busca compreender de que forma pode contribuir, apoiar e assessorar os grupos a fim de amenizar os efeitos da perda de renda nesse período de pandemia.
Nesse sentido, a proposta do encontro foi apresentar o andamento da elaboração desta plataforma virtual que funcionará como um espaço colaborativo de Economia Solidária, trazendo informações sobre os grupos, suas histórias, seus produtos e saberes. Para além disso, o processo coletivo de construção do site propicia a aproximação dos mais diversos grupos que juntos se fortalecem e se potencializam.
Participaram do encontro representantes dos grupos de diferentes segmentos de trabalho, tais quais: artesanato, agricultura familiar, serviços e finanças solidárias, situados nos municípios paraibanos de João Pessoa, Pitimbu, Cabedelo, Bananeiras e Cruz do Espírito Santo, além da equipe do projeto de extensão, formado por professores, estudantes, servidores técnicos-administrativos e colaboradores externos. Foi pauta da reunião a análise do site com abertura para sugestões, melhorias e planejamento para lançamento da plataforma, que tem previsão para ser realizada no mês de outubro/2020.

A construção da plataforma virtual constitui-se como uma das ações do projeto de extensão “INCUBES: Economia Solidária e Segurança Alimentar”, vinculado  ao NUPLAR/UFPB, aprovado pelo edital PROBEX/2020, coordenado pelo Profº Dr. Vanderson Carneiro, do Departamento de Gestão Pública, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (DGP-CCSA/UFPB).

Cabe ressaltar que a pesquisa continua em andamento. Para participar é preciso responder o formulário e aguardar análise do projeto de extensão.

Para responder o formulário acesse: https://forms.gle/RLoMf8KrUPZgE7xG6

Contato para mais informações: incubesufpb1@gmail.com