Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Incubes e Extudes realizam Minicurso sobre EcoSol e Gestão Pública

Incubes e Extudes realizam Minicurso sobre EcoSol e Gestão Pública

O minicurso virtual será ministrado pela Profª. Dra. Íris Gomes dos Santos (CCSA/UFPB), pelo Prof. Dr. Vanderson Carneiro (CCSA/UFPB) e pela Profª Ma. Simaia Barreto (ITES/UFBA).
publicado: 21/07/2020 15h31, última modificação: 22/07/2020 18h50

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Ensino em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), através da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incubes) e o curso de Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável (EXTUDES), realiza o Minicurso Virtual Economia Solidária e Gestão Pública, que articula ações do Projeto de Extensão “Trabalho e Economia Solidária na Paraíba”.

O curso, realizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) através da plataforma Moodle, tem como docentes responsáveis a Profª. Dra. Íris Gomes dos Santos e Prof. Dr. Vanderson Carneiro, ambos do Departamento de Gestão Pública (CCSA/UFPB); e a Profª Ma. Simaia Barreto, da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA). Com uma carga horária total de 30 horas, o curso está dividido em atividades assíncronas (14 horas) e atividades síncronas (16 horas), esta última realizada todas terças e quintas-feiras das 16h às 18h, durante o período de 20/07 a 14/08 do ano vigente.

Entre seus objetivos estão: (1) Auxiliar na formação crítica de atuais e futuros quadros de profissionais no tocante às lógicas, modelos e ferramentas da gestão pública; (2) Sensibilizar estudantes da Gestão Pública para desafios existentes na articulação e implementação de políticas que envolvem metodologias ativas e participativas; e (3) Promover a aproximação da formação acadêmica aos contextos estaduais e locais de desenho e implementação das políticas públicas de Economia Solidária (Ecosol), especialmente na Paraíba.

Com o público principal de discentes dos cursos de Gestão Pública e da Especialização EXTUDES, o curso ainda atende os/as estudantes dos cursos de Engenharia de Alimentos, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gastronomia, Tecnologia em Gestão Pública e Administração que se mostraram interessados/as pela temática.

Estruturado em 4 módulos, a saber: (1) Apresentação da estrutura e metodologia do curso, bem como ambientação na plataforma; (2) Economia Solidária: origens, princípios, metodologias, entrada na agenda pública brasileira e aspectos de sua institucionalização; (3) Modelos e lógicas de gestão pública, conceitos de burocracia e tipologias de políticas públicas; e (4) Experiências de implementação da política de Ecosol e aspectos de sua gestão na Paraíba, o curso se valerá, principalmente, de materiais elaborados pelos docentes, manuais públicos e legislações da área, indicados no cronograma e ao longo do curso.

Como atividade final, cada participante deverá apresentar um estudo de caso descritivo sobre uma experiência política de Ecosol e, assumindo o papel de gestor público, refletir sobre as potencialidades e limites de sua implementação.