Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Forró como resistência cultural e popular é tema de Roda de Diálogos
conteúdo

Notícias

Forró como resistência cultural e popular é tema de Roda de Diálogos

Henrique Sampaio (NUPLAR/UFPB) debate sobre “Riqueza e Diversidade do Forró: Forró como resistência cultural e popular”
publicado: 06/08/2020 22h10, última modificação: 06/08/2020 22h13

O mês de junho é conhecido como o período das festividades juninas, bastante tradicionais na região do nordeste brasileiro. Este ano, em virtude da pandemia do Sars-Cov-2, não pudemos celebrar o São João como nos anos anteriores. Em função disso foram pensadas e apresentadas atividades virtuais, como o São João na Rede (realizado pelo Fórum Nacional Forró de Raiz, Associação Cultural Balaio Nordeste e Associação Respeita Januário com apoio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Ensino em Economia Solidária e Educação Popular da Universidade Federal da Paraíba - NUPLAR/UFPB). Esse e outros eventos serviram para que dialogássemos sobre temáticas relacionadas e que pudéssemos, além de festejar, acalentar nossas memórias afetivas, visto que as festas juninas fazem parte da nossa história e da nossa cultura popular nordestina.

Entre essas atividades virtuais que nos proporcionaram esse momento de conversa, reflexão e resgate afetivo, no que se refere às festividades do mês de junho, foi a Roda de Diálogos sobre Forró e Cultura Popular, promovida pelo Instituto Cariri do Bem Viver - Hemetério Duarte (ICBV-HD) e o Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares (SEAMPO), no  dia 26 de junho de 2020, às 16 horas, transmitida por videoconferência no Google Meet

A Roda de Diálogos, que teve como mediadora Célia Araújo, contou com a participação dos seguintes convidados/as: a Profª Mainara Duarte (Rede Básica de Ensino do Estado da Paraíba); Profª Harue Tanaka (Música - UFPB/Sanfoneira do Fulô Mimosa); Flávio Brito (Escritor e pesquisador da música popular) e o servidor técnico administrativo Me. Henrique Sampaio do NUPLAR/UFPB. Henrique tem participado de atividades de pesquisa e extensão, há pelo menos 3 (três) anos, em culturas populares. Dentre suas atividades de extensão está o projeto intitulado Apoio e Assessoramento ao Movimento Nacional em Defesa do Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro, do Programa UFPB no seu município/2020, em que atua como coordenador. 

Forró, de cultura regional à uma das expressões marcantes da cultura brasileira

Nesse debate, Henrique dialoga sobre a temática “Riqueza e Diversidade do Forró: Forró como resistência cultural e popular”, explicando brevemente sobre a complexidade do tema por envolver a discussão de outras áreas de conhecimento, igualmente diversas e complexas, como o folclore; a cultura brasileira; a cultura nordestina;  a cultura popular; a cultura de massa; o patrimônio imaterial; dentre tantas outras. Além disso, ele nos traz uma reflexão sobre o que é o forró, a dimensão de sua diversidade e multiplicidade de aspectos já em seu nascedouro, apresentando o forró enquanto festa, dança/baile e música. 

Na perspectiva da música, Henrique fala sobre os ritmos do forró, ou seja, das matrizes tradicionais que dão sonoridade ao forró, como por exemplo, o baião, o rojão, o xaxado, o xote, o coco, o arrasta-pé e a marchinha. Além dos ritmos, ele também cita os instrumentos melódicos e percussivos, percorrendo e explicando a trajetória histórica desses instrumentos nas apresentações de forró.  

Henrique ainda nos explica um pouco sobre o percurso dos forrozeiros e do forró, desde os sítios e as pequenas cidades do nordeste até seu ingresso nas grandes capitais brasileiras e seu alcance nos rádios e nas emissoras de televisão, tratando assim, também, de temas como a profissionalização, a indústria de massa, a música autoral, o domínio público, indústria cultural e a composição enquanto mercadoria. 

Assim, por meio dessa Roda de Diálogos, ele nos apresenta como contribuição ao debate e à reflexão, a perspectiva do forró inserido na cultura popular que é uma cultura de resistência. Um tema complexo dado a ambiguidade em que ele nasce, percorre e alcança, mas importante à medida que resiste dentro dessa sociedade hegemônica. Para assistir ao evento Roda de Diálogos: Forró e Cultura Popular,  o ICBV-HD disponibilizou o vídeo na plataforma Youtube, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=sH7qLSKJxS0.

 

Para conferir o São João na Rede: clique aqui.