Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Extensão do NUPLAR se faz presente na Reunião de Salvaguarda das Matrizes do Forró

Projeto Apoio ao Forró auxilia na mobilização dos Fóruns Forró de Raiz reúne forrozeiros em Campina Grande para contribuir na elaboração de Plano de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró.
publicado: 23/03/2023 17h31, última modificação: 23/03/2023 17h34

No dia 15 de março de 2023 ocorreu no Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, das 19h às 22horas, a segunda Reunião de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró na Paraíba. Durante o encontro, forrozeiros atuantes em Campina Grande e municípios do entorno, tiveram acesso ao documento produzido até aquele momento pelo Grupo de Trabalho, composto por técnicos da Superintendência do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional - Iphan na Paraíba e membros do Fórum Forró de Raiz que vem sistematizando propostas a partir do que foi acumulado nos debates dos diversos eventos e reuniões dos Fóruns nos últimos anos e do que foi construído na primeira reunião em João Pessoa no dia 02 de fevereiro de 2023, no V Encontro de Foles e Sanfonas.

Projeto Apoio ao Forró do NUPLAR participa da segunda reunião do Plano de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró na UEPB em Campina Grande.

A reunião teve a mediação de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), representantes do Fórum Forró de Raiz e do coordenador de ação extensionista do Nuplar.  Os mediadores apresentaram e conduziram o debate acerca de diretrizes, metas e ações de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras do forró nas áreas de seguridade social, mercado de trabalho, educação, cultura, direitos autorais, produção de instrumentos musicais tradicionais, entre outras. Estiveram entre os presentes o Pró-Reitor de Cultura da UEPB,  José Andrade e a Secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio.

Em 2021, as Matrizes do Forró foram reconhecidas pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, após um longo processo de mobilizações dos fóruns de forró de raiz e uma extensa pesquisa documental e de campo desenvolvida em vários Estados brasileiros. A partir de então, forrozeiros e demais trabalhadores do forró estão se reunindo em várias cidades e localidades de forte tradição forrozeira nos estados do Nordeste, Sudeste e no Distrito Federal para elaboração do Plano de Salvaguarda das Matrizes do Forró. A síntese do conjunto dos documentos desenvolvidos nos diversos estados brasileiro comporá o Plano Nacional de Salvaguarda das Matrizes do Forró.

O plano de salvaguarda traz uma forte expectativa para as comunidades forrozeiras que possam ser realizadas um conjunto de ações que promovam a produção, reprodução, divulgação e difusão do Forró Tradicional, gerando mais emprego e renda na cadeia produtiva do Forró. O  Plano contempla propostas de curta, média e longa duração que propõe a proteção do bem nos próximos anos.

#apoioaoforró

#probexufpb