Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > EXTELAR, vinculado ao NUPLAR, realiza V Roda de Conversa Virtual

EXTELAR, vinculado ao NUPLAR, realiza V Roda de Conversa Virtual

Grupo de Pesquisa em Educação Popular - EXTELAR promove a V Roda de Conversa Virtual: Caminhos na construção da pesquisa e seus desafios no cotidiano das escolas e movimentos sociais
publicado: 04/09/2024 01h29, última modificação: 04/09/2024 01h38

A V Roda de Conversa Virtual "Caminhos na construção da pesquisa e seus desafios no cotidiano das escolas e movimentos sociais" será realizada nos dias 24 e 25 de setembro de 2024.  Organizada pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) em parceria com a Comissão de Integração e Articulação Social do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a roda de conversa terá como tema "A pesquisa científica e o protagonismo de integrantes de movimentos sociais populares e de escolas públicas na  pós-graduação".

V Roda de Conversa Virtual tem como tema "A pesquisa científica e o protagonismo de integrantes de movimentos sociais populares e de escolas públicas na  pós-graduação".

O evento tem como propósito promover o diálogo em torno das experiências e desafios na construção da pesquisa no campo da Educação. Os encontros serão realizados das 19 às 21h, por via online, através do Google Meet.

A V Roda de Conversa consistirá em ciclos de conversas cujo objetivo será compartilhar experiências e discutir os desafios enfrentados na realização de pesquisas. Além disso, o evento buscará reunir uma diversidade de participantes, incluindo trabalhadores, estudantes, professores de escola pública e membros de movimentos sociais populares, com o intuito de identificar potenciais áreas de pesquisa no contexto do cotidiano.

Especificamente, a Roda de Conversa terá como foco o apoio às pessoas envolvidas com escolas públicas e movimentos sociais populares que desejam empreender projetos de pesquisa em seus contextos de atuação.

Assim, o evento tem como objetivo geral: Promover um espaço de diálogo sobre as experiências e os desafios na construção da pesquisa, sua finalidade no contexto dos movimentos sociais populares e das escolas públicas.

Como, objetivos específicos, temos:

-       Dialogar sobre a importância e elaboração de projetos de pesquisa em Educação;

-       Conhecer a importância do diálogo com os movimentos sociais e com os(as) protagonistas da educação básica nas escolas públicas brasileiras, na produção da pesquisa socialmente referenciadas.

Como público participante, temos: estudantes, professores(as) e gestores(as) de escolas públicas e integrantes de movimentos sociais populares.

Nestes encontros, buscaremos comunicar experiências e partilhar os desafios para fazer pesquisa, além de promover o encontro entre diversos trabalhadores(as), estudantes, professores(as) de escolas públicas e integrantes de movimentos sociais populares, e identificarmos potenciais campos de pesquisa no fazer cotidiano.

A inscrição é gratuita e será realizada por meio de formulário online.  Inscrições no endereço:

A participação integral corresponderá à emissão de certificado.

Não fica fora dessa e vamos juntos construir esse espaço de diálogo e aprendizados! Venha participar ativamente com todas, todos e todes nós nesse momento de estudo, aprofundamento e reflexão, em especial protagonistas de escolas públicas e de movimentos sociais populares, trazendo seus saberes, suas práticas e suas curiosidades!

Acessem mais informações e notícias do Grupo EXTELAR no site: http://www.prac.ufpb.br/nuplar

O EXTELAR está institucionalmente ancorado no Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Educação Popular, da UFPB.

24/09/2024 (quarta-feira)

19h00 - Abertura

19h20 - Exposição dialogada - Aspectos introdutórios à construção da pesquisa científica e sua aplicação nas ações dos movimentos populares e do fazer nas escolas públicas.

Convidado: Prof. Tiago Zanqueta de Souza (UniUbe/GT Educação Popular Anped)

20h00 - Diálogos a partir de dúvidas e comentários.

20h50 - Avaliação da conversa

21h00 - Encerramento

Mediação: José Ledy (EXTELAR/UFPB e Projeto UP/UFPI)

25/09/2024 (quinta-feira)

19h00 - Mística e acolhimento

19h20 - Roda de conversa: Os desafios de protagonistas de movimentos sociais populares e de escolas públicas na pós-graduação.

Convidados(as):

Lupércia Jeane (EXTELAR/UFPB e Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos-João Pessoa-PB)

Michele Neves (ANEPS/GT EPS Abrasco/Rio Grande-RS)

José Ledy (EXTELAR/UFPB e Projeto UP/UFPI/Bom Jesus-PI)

Alan Brum Pinheiro (Comunidade da Maré/Instuto Raízes em Movimento/Rio de Janeiro-RJ)

20h00 - Diálogos a partir de dúvidas e comentários.

20h50 - Avaliação da conversa

21h00 - Encerramento

Mediação: Carlos Silvan (Pós-Doutorando PPGE/UFPB/EXTELAR).