Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > EXTELAR nos convida a conhecer novas obras de Educação Popular

EXTELAR nos convida a conhecer novas obras de Educação Popular

Projeto do Extelar Saberes e Práticas em Educação Popular traz novas dicas de leitura
publicado: 12/06/2020 11h57, última modificação: 12/06/2020 11h57

O Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, EXTELAR, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária e Educação Popular, Pró Reitoria de Extensão (NUPLAR/PROEX); à linha de pesquisa Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação; e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), traz novamente dicas de leitura.

Dessa vez as obras sugeridas pelo Extelar foram: 1) Educação Popular e Movimentos sociais: experiências e desafios; 2) Educação popular e subjetividade: vivências em feiras agroecológicas de bases na economia solidária popular; e 3) Práticas populares de cuidado, ação comunitária e promoção da saúde: experiências e reflexões.

Abaixo conheça um pouco sobre cada obra e acesse os links para download em pdf.

1. Educação popular e movimentos sociais: experiências e desafios, organizado por João B. de Albuquerque Figueiredo, Clédia Inês Matos Veras e Lucicléa Teixeira Lins

"É com esperança de fazer acontecer novos espaços de discussão no cenário da educação brasileira e fortalecermos os estudos e pesquisas com saberes populares que temos a satisfação de trazer esse livro. Esta publicação escrita a várias mãos, fruto dos trabalhos desenvolvidos por professores(as) pesquisadores(as), educadores(as) comprometidos(as) com as lutas sociais e a dinâmica educativa dela recorrente.

O mesmo tem como objetivo divulgar e socializar reflexões e resultados de pesquisas, teóricas e empíricas, acerca dos espaços de lutas sociais, que, em sua materialidade explicita os avanços, mas também seus limites impostos pelos conflitos sociais. São linhas escritas por aqueles(as) que também vivenciam e experimentam em sua prática educativa cotidiana, o desejo de se criar novas possibilidades de um outro modo de aprender, conhecer e fazer educativo, com todos os sujeitos sociais ali envolvidos, em movimento.

As temáticas, motivadoras das nossas pesquisas, revelam que muitas questões ainda precisam ser respondidas no tocante das ações coletivas em torno das lutas por politicas públicas educacionais, principalmente para combater o analfabetismo, anunciando ações excludentes geradas pelo capitalismo." (Clédia Inês Matos Veras e Lucicléa Teixeira Lins).

Para leitura e download, acesse aqui.

1. Educação popular e subjetividade: vivências em feiras agroecológicas de bases na economia solidária popular, de Nelsânia Batista da Silva

"Romper com a tradição elitista e conservadora da Psicologia não é tarefa simples. Exige a participação de muitos e a ousadia de criar o novo. É com satisfação que apresento o livro de Nelsânia, pois ele é, sem dúvida, um esforço nesta direção.

(Nesse livro, temos) um estudo cuidadoso sobre as vivências na Feira Agroecológica que acontece nas dependências da Universidade Federal da Paraíba. Nelsânia trouxe para a cena a dimensão subjetiva desta experiência e com isto colaborou significativamente para reforçar a presença dos sujeitos que constroem essa experiência de economia solidária popular.

A presença da dimensão subjetiva, presença essa que a Psicologia contribui, significativamente, para produzir na medida em que é seu objeto de estudo e trabalho. Dar visibilidade aos sentimentos, às significações e sentidos, às emoções e afetos que reúnem e ligam as pessoas que vivem juntas uma experiência permite que a educação popular e a experiência de uma Feira sejam olhadas de modo a vermos, com clareza, a presença dos sujeitos que as constituem. Enxergar o que pensam e sentem estas pessoas é dar a elas, com sua ação coletiva, maior visibilidade como sujeitos ativos do processo" ( Ana Mercês Bahia Bock, prefaciante).

Para acessar a obra clique no seguinte link aqui

1. Práticas populares de cuidado, ação comunitária e promoção da saúde: experiências e reflexões, de Palmira Sérgio Lopes

"Foi por pensar que ninguém é eterno que me dispus a escrever este livro. Através dele, tenho esperança de continuar a ensinar às futuras gerações de protagonistas do campo popular, às comunidades, ao Movimento Popular de Saúde (MOPS), a Pastoral da criança, aos estudantes universitários e a todas as pessoas que queiram ler.

Desejo que as palavras aqui escritas possam servir de estímulo para que a as práticas populares e comunitárias de saúde não sejam esquecidas. Para que a natureza seja respeitada, valorizada e incluída como fonte de vida e de promoção da saúde. Além disso, para que não seja destruída, pois a natureza é a verdadeira farmácia que Deus criou" (Palmira Sérgio Lopes).

Para a obra completa, acesse: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/wp-content/uploads/2018/02/Pr%C3%A1ticas-populares-de-cuidado-a%C3%A7%C3%A3o-comunit%C3%A1ria-e-promo%C3%A7%C3%A3o-da-saude.pdf

Todos esses livros são parte da Coleção VEVOP-SUS. Quer mais obras em Educação Popular? Conheça aqui