Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Extelar faz indicação de livros para leitura em Educação e Extensão Popular

Extelar faz indicação de livros para leitura em Educação e Extensão Popular

Saberes e Práticas em Educação Popular: Extelar traz novas sugestões de leitura
publicado: 05/07/2020 20h31, última modificação: 05/07/2020 20h33

O Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos convida a conhecer algumas obras.

O Extelar tem trazido diversas indicações de leitura relacionadas às temáticas de Educação e Extensão Popular, e que podem ser acessadas efetuando o download em PDF. Dessa vez, trazemos duas indicações, a primeira obra intitulada “CADERNO DE EXTENSÃO POPULAR: textos de referência para a extensão universitária” e a segunda obra, intitulada EXTENSÃO POPULAR, EDUCAÇÃO E PESQUISA.

Conheça um pouco mais sobre as obras e o link para acesso logo abaixo.

1. CADERNO DE EXTENSÃO POPULAR: textos de referência para a extensão universitária

"Estudar e refletir criticamente e densamente sobre nossas práticas é um exercício obrigatório para aperfeiçoar a ação social cotidiana. Com o Caderno de Extensão Popular, pretendemos oferecer, aos protagonistas das práticas de Extensão orientadas pela Educação Popular, um material com o qual possam dialogar, debater, discutir e aprender elementos importantes para a construção, reconstrução, avaliação e perene qualificação de seus empreendimentos.

Esperamos também que as palavras contidas nas páginas dessa obra possam contribuir no acolhimento e situar das pessoas que estejam iniciando suas trilhas extensionistas, bem como constituam uma, entre tantas, referências para apoiar esses sujeitos no momento de curiosidade, de mobilização de ideias e de encorajamento para enfrentar o dia a dia desse mutirão de trabalhos, de esforços e de sentimentos chamado educação popular" (Pedro Cruz, um dos organizadores).

✔️ Acesse aqui

1. EXTENSÃO POPULAR, EDUCAÇÃO E PESQUISA

"Durante a realização do II Seminário Nacional de Pesquisa em Extensão Popular (SENAPOP), em novembro de 2013, no Campus I de João Pessoa da UFPB, o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) promoveu uma série de entrevistas com pesquisadores desse campo de estudos e presentes no evento. Os textos dessas entrevistas serviram como material básico e ponto de partida para debates e outras elaborações no interior do grupo de pesquisa.

Este livro é uma síntese de textos dos entrevistados, em especial, da produção gerada por participantes do grupo, seguindo a própria metodologia de produção de textos de forma coletiva.

O livro foi dividido em três assuntos, mesmo que a temática básica do Seminário tenha sido a pesquisa-ação na extensão popular. O primeiro envolveu a temática relacional da educação popular na extensão popular; há um tema específico sobre a institucionalização da educação popular, um tema muito candente e tensionado naquele momento; e, finalmente, o tema da pequisa-ação em extensão popular" (José Francisco de Melo Neto e Pedro José Santos Carneiro Cruz, organizadores).

✔️ Acesse o livro aqui

Para conhecer outras obras em Educação Popular, acesse a Coleção VEPOP-SUS no endereço: http://www.ccm.ufpb.br/vepopsus/home/todos-os-projetos/vepop-sus/biblioteca-vepop/%20livros%20/