Notícias
ECOLANCHES realiza campanha SOPÃO SOLIDÁRIO na Comunidade São Rafael
A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) afetou a vida de muitas trabalhadoras e muitos trabalhadores dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). A Ecolanches, um dos projetos desenvolvido desde o ano de 2015 pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (Incubes/UFPB) que integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Ensino em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), é uma lanchonete composta por mulheres, moradoras da Comunidade São Rafael (João Pessoa/PB), que trabalham produzindo e comercializando alimentação saudável no Campus I da UFPB.
Diante da gravidade do contexto provocado pelo Sars-Cov-2 em que o mundo drasticamente foi atingido, a Universidade continua suas atividades acadêmicas e administrativas, porém grande parte delas em regime de trabalho remoto (teletrabalho). Desse modo, as trabalhadoras da Ecolanches tiveram que interromper suas atividades no campus I e isso, consequentemente, interferiu de forma negativa na renda e na qualidade de vida delas e de suas respectivas famílias.
Assim, têm sido realizadas semanalmente reuniões, por meio de videoconferência, entre professores/as, servidores/as técnicos/as administrativos/as, bolsistas, voluntários/as, colaboradores/as e com as trabalhadoras da Ecolanches, todos/as envolvidos/as em projetos vinculados à Incubes/NUPLAR pelo Edital Probex 02/2020 que envolvem a lanchonete, a saber: (1) Implantação Participativa de um Sistema de Informações Gerenciais no Empreendimento Ecolanches - Ano II (CT-DEP); (2) Trabalho e Gênero: ações de potencialização junto a mulheres trabalhadoras de um empreendimento solidário (CCHLA-DP); (3) Capacitação em Gestão para Empreendimento Solidário formado por Grupo de Mulheres em Lanchonete do Campus I da UFPB - Ano II (CT-DEP); e (4) INCUBES: Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (CCSA-DGP), a fim de buscar soluções na tentativa de minimizar os efeitos e encarar os desafios em decorrência da nova pandemia.
Uma das ações desses projetos, nesse sentido, é a campanha do Sopão Solidário Ecolanches. Essa campanha busca arrecadar recursos para que se possa oferecer, pelo menos uma vez na semana, sopa para as trabalhadoras da Ecolanches, suas famílias, e também para os/as moradores/as da Comunidade São Rafael, que já viviam em situação de vulnerabilidade social (tendo sua segurança alimentar e nutricional afetada) e que no contexto da pandemia se agravou ainda mais. Cabe ressaltar que a produção e distribuição da alimentação tem dependência direta com a arrecadação de recursos que a Ecolanches obtiver no decorrer da campanha, por isso são contínuos os esforços para que sejam garantidas as refeições.
A primeira produção e distribuição de sopas foi realizada no dia 11 de julho na sede da Entidade Beneficente Evangélica (EBE), anexo de educação do Instituto Voz Popular (IVP), em parceria com a Igreja do Nazareno. Com essa ação mais de 100 pessoas foram beneficiadas. Além do IVP e da Igreja do Nazareno, também são parceiros da campanha Sopão Solidário, a Central Única das Favelas (CUFA), a Associação de Moradores da Comunidade São Rafael e a Igreja Batista Nacional Castelo Branco.
Para mais informações sobre a Ecolanches e a Campanha Sopão Solidário Ecolanches:
Instagram: https://instagram.com/ecolanchespb
Canais para doação: https://linkme.bio/ecolanchespb/