Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Apoio ao Forró realizou roda de diálogo sobre Sivuca
conteúdo

Notícias

Apoio ao Forró realizou roda de diálogo sobre Sivuca

O projeto de extensão Apoio ao Forró em parceria com Balaio Nordeste realizaram Roda de diálogos sobre Sivuca
publicado: 27/05/2025 19h06, última modificação: 27/05/2025 19h20

O projeto de extensão Apoio ao Forró: : assessoramento às entidades do Forró Tradicional por meio da educação popular, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular - NUPLAR em parceria com a Associação Cultural Balaio Nordeste realizaram na tarde desta segunda-feira, 26 de maio de 2025 a Roda de Diálogos "As influências nordestinas na música de Sivuca".

O evento que marcou de abertura do projeto "Forró no Centro Histórico", cuja programação terá apresentações artísticas nos finais de semana na Rua Maciel Pinheiro e finalizará com show solidário do músico Beto Ortiz no dia 04/07/2025 foi em homenagem ao grande músico paraibano Sivuca.

Roda de diálogo do projeto de extensão Apoio ao Forró  marcou o Dia Nacional do Sanfoneiro e os 95 anos de nascimento do multi-instumentista, compositor e arranjador, Sivuca

A Roda de diálogo marcou o Dia Nacional do Sanfoneiro, criado no dia do aniversário de nascimento de Sivuca, que se fosse vivo, completaria 95 anos de idade. Severino Dias de Oliveira (26 de maio de 1930 – 14 de dezembro de 2006), conhecido artisticamente como Sivuca foi um multi-instrumentista, acordeonista, violonista, arranjador e cantor brasileiro. Ele desenvolveu sua carreira artística no Brasil e no exterior. Começou muito cedo a tocar sanfona, iniciando aos 8 anos de idade e já com 15 anos teve seu primeiro programa na Rádio do Comércio no Recife, onde teve sua formação musical marcada pela convivência com o Maestro Guerra Peixe.

Sivuca mudou-se de Recife para o Rio de Janeiro, tendo gravado seu primeiro disco com Humberto Teixeira em 1950. De lá, partiu para uma carreira internacional, trabalhando e morando em Paris , Lisboa e Nova York. Trabalhou com músicos de grande prestígio no Brasil como Chico Buarque, Dominguinhos, Fagner, Alceu Valença etc. e no mundo como Miriam Makeba, Harry Belafonte, Mika Kaurismaki, dentre outros. Sivuca teve uma extensa produção musical, publicando para mais de 30 discos (vinil, CDs e DVDs), passando por diversos gêneros musicais, dentre eles o Forró, a bossa nova, o samba, o jazz e a música clássica e sinfônica.

Sivuca casou-se em 1974 com a compositora Glorinha Gadelha, com quem fez parcerias na sua produção musical, tendo a música "Feira de Mangaio", a mais conhecida, dentre tantas compostas e publicadas em discos. Glorinha foi responsável por guardar o acervo musical da vida e obra do músico companheiro. O seu acervo encontra-se atualmente sob os cuidados da Pro-Reitoria de Extensão da UFPB e comporá em breve um memorial que dará acesso público e divulgará a grande trajetória e produção musical desse músico genial.

A atividade, mediada pelo pesquisador e extensionista Henrique Sampaio (NUPLAR/UFPB) teve como convidados a professora titular  do curso de Música, Dr.ª Eurides Souza Santos e o músico da UFPB, Adeildo Vieira. 

A professora Eurides, para pensar a temática, levou para o diálogo o artigo de sua autoria "Nordestinidade gonzagueana na música de Sivuca". O músico Adeildo, conterrâneo de Sivuca, também de Itabaiana, reagindo a pergunta geradora sobre as contribuições de Sivuca no cenário artístico do Nordeste, fez um recorte da trajetória artística do nosso homenageado e uma crítica sobre as condições de trabalho dos músicos que se dedicam ao Forró Tradicional e a descaracterização das festas juninas com a substituição dos nossos ritmos musicais por gêneros musicais de outras regiões.

A atividade ainda contou com apresentações de Natan Nunes e Luís, sob a direção do Maestro Lucílio Souza, todos integrantes da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste Executaram músicas de composição de Sivuca ou consagradas na sua execução musical singular e especial.

Por fim, tivemos a honra de fazer sorteio entre os presentes de livros biográficos de Sivuca, ofertados por Aparecida Diniz, organizadora da obra.

Todo o evento foi transmitido ao vivo para o canal da Balaio Nordeste no YouTube, onde está disponível gratuitamente para acesso público a fim de conferir e usufruir da experiência compartilhada. Com essa ação, sentimos que demos uma contribuição para difundir, promover e valorizar o Forró Tradicional a partir da memória desse grande músico que foi o Sivuca.

A atividade pode ser conferida no link a seguir: https://www.youtube.com/live/RjSM83YRQSg?si=Zhg7F4IcFymjPpTV

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o instagram no seguinte endereço:

https://www.instagram.com/apoioaoforro?igsh=ZXV6MDBhMWpqZ2Vt