Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertas inscrições para o Fórum do Forró de Raiz Salvador/Bahia

Abertas inscrições para o Fórum do Forró de Raiz Salvador/Bahia

O evento acontece virtualmente nos dias 2 e 3 de outubro, é gratuito e certifica a todos os inscritos.
publicado: 01/10/2020 11h57, última modificação: 01/10/2020 12h19

O Fórum do Forró de Raiz Salvador/Bahia acontece nos dias 2 e 3 de outubro, das 14hs às 22 horas e será realizado virtualmente. Os Fóruns do Forró de Raiz são espaços em que os detentores de conhecimentos das matrizes do forró podem dialogar, mobilizando as comunidades forrozeiras, sobre temas relacionados ao forró e suas matrizes tradicionais, que têm na solicitação de Registro como Patrimônio Cultural Brasileiro feita em 2011 a sua principal agenda dos últimos anos.

A importância do Registro se dá no sentido do Estado criar ações de valorização, proteção e salvaguarda desse bem cultural, propiciando a elevação do prestígio social do forró. Assim, os Fóruns do Forró de Raiz foram idealizados e criados para proporcionar esse momento em que a participação social, e sobretudo, a participação dos detentores dos conhecimentos das Matrizes Tradicionais do Forró é fundamental para o reconhecimento e valorização desse bem. São eles que podem informar quais são as principais referências culturais dessa forma de expressão em âmbito local, regional e nacional, quais são as suas condições de produção e reprodução e como e onde é preciso atuar para favorecer suas condições de continuidade.

Nesse sentido, artistas, membros das comunidades forrozeiras, detentores dos conhecimentos das Matrizes Tradicionais do Forró da capital baiana e do entorno, membros das comunidades forrozeiras desse território, produtores culturais, comunicadores, pesquisadores e gestores de instituições públicas e privadas locais, estarão reunidos no Fórum do Forró de Raiz Salvador/Bahia para debater as suas compreensões sobre as Matrizes no que tange às suas interfaces com a mídia, com o mercado, com a educação e a cultura brasileira.

O Fórum contará com a participação especial do artista Del Feliz e de grandes mestres forrozeiros da Bahia como Gereba Barreto, Capitão Corisco, Virgílio, dentre outros.

A programação do Fórum inclui a realização de debates, rodas de conversas, entrevistas e shows, sendo discutidos os principais temas de interesse das comunidades forrozeiras, como aspectos conceituais; territórios e comunidades; e sustentabilidade do forró.

O Fórum do Forró de Raiz é uma realização da Associação Cultural Balaio Nordeste que recebeu nesta edição a Emenda Parlamentar nº 13390003 do deputado federal Daniel Almeida. O encontro tem ainda o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do projeto de extensão “Apoio e assessoramento ao movimento nacional em defesa do Registro das Matrizes do Forró como patrimônio cultural brasileiro”, aprovado pelo Edital UFPB no seu Município/2020 e desenvolvido no NUPLAR/UFPB.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Para realizar sua inscrição acesse: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz---salvadorba__998606

Acesse a programação completa aqui.