Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 4ª Conferência Intermunicipal e Municipal de Economia Solidária teve participação da Incubes
conteúdo

Notícias

4ª Conferência Intermunicipal e Municipal de Economia Solidária teve participação da Incubes

As Conferências Intermunicipais tem por objetivo propiciar os diálogos sobre a economia popular e solidária
publicado: 24/09/2024 19h42, última modificação: 24/09/2024 19h43

No dia 19 de junho de 2024 em Campina Grande, ocorreu a abertura da 4ª Conferência Intermunicipais e Municipais de Economia Solidária. A Conferência Intermunicipal tem como objetivos:

a) Promover reflexões sobre a realidade local, considerando o contexto socioambiental, cultural, político e econômico que influencia a vida dos praticantes da economia popular e solidária, permitindo a elaboração de propostas de políticas públicas para seu desenvolvimento;

b) Oferecer subsídios para programas e planos de política pública de economia popular e solidária, que serão debatidos nas conferências estaduais e na etapa nacional;

c) Eleger delegados e delegadas para a Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária da Paraíba, conforme os critérios definidos no Regulamento Geral da 4ª CONAES e nas orientações da Comissão Organizadora Estadual.

O ciclo das conferências tem o objetivo de debater e orientar a construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da economia solidária na Paraíba.

A abertura da Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária da região do Agreste, organizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária, foi realizada no município de Campina Grande no dia 19 de junho. O tema central foi "Economia Popular e Solidária como Política Pública: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação". A professora e membro da coordenação do Fórum Estadual de Economia Solidária, Ana Paula Almeida, enfatizou a importância de reunir a diversidade de empreendimentos da economia solidária, destacando a necessidade de discutir políticas para garantir assistência técnica, recursos e a continuidade da produção e comercialização.

Já no dia 26 de julho, a região do Brejo sediou mais uma Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária no município de Guarabira. O evento contou com a participação majoritária de mulheres dos segmentos de catadores, agricultores familiares, artesãos e organizações, além de observadores da política de Economia Solidária. Houve uma apresentação do grupo de idosas 'Melhor Idade', do município de Logradouro. A professora e membro da coordenação do Fórum Estadual de Economia Solidária, Fátima Araújo, ressaltou o ponto positivo da conferência: o fortalecimento do Fórum de Economia Solidária no Brejo, destacando a importância da construção e escuta das demandas dos empreendimentos pela gestão pública.

Nos dias 30 e 31 de julho, a Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária se fez presente na Região da Zona da Mata e Município de João Pessoa, Estado da Paraíba. Cerca de 120 pessoas, representando segmentos como catadores, agricultores familiares, artesãos e organizações, participaram do evento. A Cáritas Nordeste II apresentou uma performance mística, conduzida pela professora Rosângela Bolt, que destacou o trabalho dos empreendimentos presentes. As propostas discutidas e elaboradas pelos grupos abordaram temas como produção e comercialização, finanças solidárias, educação e formação, assessoramento técnico, e ambiente institucional. O secretário executivo da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária/SESAES, Roberto Beltrão, afirmou que as conferências visam unificar os grupos de economia solidária de todas as regiões, destacando o impacto positivo da economia solidária para as famílias envolvidas. 

Fechando o ciclo de conferências, no dia 2 de agosto, foi realizada a 4ª Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária na Região Sertão, Município de Cajazeiras. O evento, ocorrido no Teatro Íracles Pires (ICA), incluiu a apresentação da integrante da associação dos 40 negros do município de Triunfo-PB, Maria Mendes, que recitou uma poesia em forma de cordel. A secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Patos, Mila Nóbrega, destacou a importância de ouvir as demandas dos envolvidos na economia solidária e de criar políticas públicas adequadas, entendendo o funcionamento do sistema como um todo.  

Ademais, a  Incubes como membro ativo da comissão organizadora da 4ª Conferência Intermunicipal de Economia Solidária, desempenhou um papel fundamental no suporte logístico e administrativo das ações realizadas. Ao longo do ciclo de conferências, a Incubadora foi responsável por coordenar o credenciamento dos participantes, garantindo uma organização eficiente e uma ampla participação de discentes e outros atores envolvidos na economia solidária. Além disso, a Incubes proporcionou apoio crucial aos discentes, facilitando o engajamento desses estudantes em atividades práticas de autogestão e desenvolvimento de propostas de políticas públicas. Essa atuação reforça a missão da Incubadora de fomentar o empreendedorismo social e a economia solidária na região.

Estas conferências são fundamentais para fortalecer a economia solidária na Paraíba, promovendo a integração e desenvolvimento dos empreendimentos solidários locais e criando um ambiente favorável para a implementação de políticas públicas. Ademais a previsão para a conferência estadual está prevista para ocorrer entre novembro a dezembro de 2024 seguindo para a nacional em fevereiro de 2025.

___________ 

Para saber mais dos nossos projetos de extensão:

Instagram: @enlaces | @projetoagees | @projetofeirassolidarias | @nuplarufpb | @extensao_ecolanches

Site: www.enlacespb.org | www.incubesufpb.org