Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Criação do Núcleo de Estudos em Música para Construção de Grupos de Estudos Musicais Específicos | CCTA UFPB

por Ana Magyar publicado: 11/12/2018 21h46, última modificação: 21/12/2018 18h10

Núcleo de Estudos em Música da Universidade Federal da Paraíba, criado em 2010, tem o objetivo de fornecer ao aluno os recursos técnicos, práticos e teóricos, necessários para o domínio e para a melhor aplicação possível  no instrumento do núcleo.

O núcleo prepara o aluno no início, para reproduzir um repertório básico e formações musicais, aperfeiçoando a leitura e domínio da improvisação com base no campo harmônico. Esse estudo objetiva principalmente oferecer características sobre o processo prático-interpretativo musical.

Outro objetivo secundário compreende a descrição de alguns desses processos recorrentes em relação à realização prático-interpretativa das variáveis andamento, articulação, acentuação e dinâmica do instrumento.

Vale salientar que não se busca no estudo a criação de regras estilísticas, mas simplesmente a determinação da verificabilidade das recorrências, que aqui não se caracterizam por meras repetições ou plágio mas sim o processo de evocação ou de trazer à lembrança estratégias prático-interpretativas comuns.