Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Big Band Rubacão Laboratório de Experimentos de ritmos do Brasil e do mundo com estilo Big Band Americana do Departamento de Música | CCTA UFPB
conteúdo

Notícias

Big Band Rubacão Laboratório de Experimentos de ritmos do Brasil e do mundo com estilo Big Band Americana do Departamento de Música | CCTA UFPB

por Ana Magyar publicado: 12/12/2018 19h22, última modificação: 22/12/2018 06h57

Big Band Rubacão Jazz faz parte do Núcleo do Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba, criado em 2010, surgiu como laboratório para experimentar ritmos do Brasil e do mundo com estilo Big Band Americana, com trompetes, trombones, saxofones, piano, baixo, guitarra, bateria e percussão, atua também como laboratório musical para estudantes com formação de plateia e criatividade. O nome “Rubacão Jazz” foi pensado para dar ao nome do grupo um elemento local de identidade. O grupo é composto por 22 integrantes e coordenado pelo professor Alexandre Magno. 

Alexandre Magno é Bacharel em Trombone Baixo pela Universidade Federal da Paraíba, estudou nos EUA e adquiriu vasta experiência em big bands. 

Igor de Tarso, saxofonista, licenciado em música pela UFPB, está no projeto desde sua criação. Ele entrou na Rubacão no início do curso e hoje, depois de formado, ainda faz parte do quadro de músicos da banda.

Alex Xavier, guitarrista, aluno do curso de Música e bolsista do Projeto, está há mais de dois anos no projeto, com o impacto da banda crescendo na questão musical faz-se à liberdade da infraestrutura do grupo.

David Martins, contrabaixista, aluno de Música na UFPB e  bolsista do projeto, com a autonomia que é a marca do projeto tornam-se  livres para tocar qualquer musical.

Vasconcelos Junior, trompetista e servidor da UFPB, participa da banda desde março de 2017.

Deilde Santos, percussionista, a mais nova integrante da big band, esta alguns meses no projeto.

Na formação de plateia trabalha-se com a produção de conteúdo para as redes sociais do projeto, conjuntamente, utiliza-se o capital intelectual e cultural do grupo para gerar recursos. Por meio dessas ferramentas, o projeto incentiva a participação do público nos shows e desenvolve o espírito empreendedor nos membros da equipe.

Durante os quatro anos de existência, o grupo já tocou em outros estados e recebeu convites para se apresentar nos EUA. Em 2017, o grupo se apresentou pela 3º vez no Festival Douradense de Música, no Mato Grosso do Sul, levando assim o nome da UFPB para fora do Estado, com muitas realizações há previsões de várias apresentações pelo Brasil e pelo mundo. 

A Big Band Rubacão Jazz leva, através de suas apresentações, a música produzida pela Extensão da UFPB, que garante para um amplo público espetáculos de qualidade.