Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Pós-graduação > GPPGeR

GPPGeR

por Rita Cristiana publicado 05/03/2017 10h39, última modificação 09/04/2017 10h47
Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPPGeR)

Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGeR 

Lato Sensu

 

As questões da diversidade, igualdade e equidade de gênero e raça têm recebido pouca atenção na formação inicial/superior e continuada/desenvolvimento profissional em todas as áreas do conhecimento e da prática social/institucional. Se, por um lado, os diversos cursos superiores não têm transversalizado essas temáticas em seus currículos, por outro lado, existem poucas iniciativas para incluí-las no desenvolvimento profissional em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Essas temáticas têm sido incluídas, ainda marginalmente, na pós-graduação stricto sensu, nos mestrados e doutorados, alcançando, porém um reduzido número de profissionais. Por isso, a importância da oferta deste Curso de Especialização lato sensu para profissionais em exercício, especialmente gestores, a fim de possibilitar a efetiva implementação de políticas públicas de igualdade e equidade.

A oferta deste Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPPGeR, representou uma oportunidade, possibilitada pelas TIC via UAB, no contexto da Rede de Educação para a Diversidade, para aqueles que, morando no interior do estado da Paraíba, têm dificultado o acesso a este debate. Assim, atendeu à premente necessidade de formação continuada e desenvolvimento profissional, promovendo ademais inclusão e letramento digital. Desta forma, através da rede de polos instalados em diversos municípios do Estado da Paraíba que a UFPB Virtual dispõe foi possível levar este curso a diversos estudantes do interior, não apenas moradores das cidades polos como também dos municípios adjacentes.

O curso foi dirigido a servidoras/es dos três níveis da administração pública, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, de Conselhos de Educação, Saúde, dirigentes de organismos não governamentais profissionais da educação em geral e interessados pela temática. Espera-se incluir gestoras/es das áreas de educação, saúde, trabalho, segurança e planejamento.

O Curso foi desenvolvido no formato a distância no ambiente virtual Moodle, concebido de forma interdisciplinar, sendo necessário que todas as disciplinas estivessem intimamente relacionadas e complementadas umas com as outras para que a/o cursista, inserido em sua realidade, pudesse compreender o real significado de políticas públicas para equidade de gênero e raça. Congregou no seu quadro docente professores de diferentes áreas do conhecimento - pedagogia, administração, direito, comunicação e sociologia

Normas federais: Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007

Normas da UFPB: Gerais: Parecer CNE/CES nº 617/99 De aprovação: Resolução NO 49/10 do CONSEPE, de 2010

CARGA HORÁRIA: 360 horas  PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Início: 06/10/14 Término: 31/09/2016 (aconteceram intervalos)

 

Em breve: nova proposta de oferta do curso - Aguarde!