Atividades de extensão
Cursos
Curso Extensão: Educação Continuada na Assistência da Saúde da Mulher na Maturidade – AMORA´S – 2024
CR079-2024
Coordenação: Juerila Moreira Barreto
Colaboração: Evelyne Bianca Pereira de Oliveira, Ágatha Heloísa Cavalcanti Moura de Meneses
Curso de capacitação para os profissionais de saúde sobre o uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos nas práticas do cuidado Ano II
CR100-2024
Coordenação: Leônia Maria Batista
Colaboração: Climério Avelino de Figueredo
Curso de Iniciação em Reiki Nível 1 dos Sistemas Usui e Usui Tibetano
CR211-2024
Coordenação: Ricardo de Sousa Soares, Danielly Albuquerque da Costa
Colaboração: Eudes Moacir Toscano Junior, Juliana Thamires dos Santos Martins Rangel Ribeiro, Maria do Socorro Sousa
Curso de Iniciação em Reiki Nível 1 dos Sistemas Usui e Usui Tibetano
CR211-2024
Coordenação: Ricardo de Sousa Soares, Danielly Albuquerque da Costa
Colaboração: Eudes Moacir Toscano Junior, Juliana Thamires dos Santos Martins Rangel Ribeiro, Maria do Socorro Sousa
O uso integrado da aromaterapia e a terapia floral
CR217-2024
Coordenação: Maria do Socorro Sousa
Colaboração: Danielly Albuquerque da Costa
Os chakras no contexto de terapias integrativas
CR249-2024
Coordenação: Ricardo de Sousa Soares, Danielly Albuquerque da Costa
Colaboração: Maria do Socorro Sousa
Eventos
Eventos previstos
Projetos
FLUEX 2024/2025 - AMBULATÓRIO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS – ANO 2024-2025 (PJ116-2024)
Coordenadora: Danielly Albuquerque da Costa
Coordenadora adjunta: Maria do Socorro Sousa
Colaboradores: Eudes Moacir Toscano Junior, Hellane Fabrícia Sousa De Lucena, Juliana Marques Sallenave, Juliana Thamires dos Santos Martins Rangel Ribeiro, Laianne Maria Nunes Cavalcante, Pedro Henrique Soares Araújo.
Resumo: No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, de acordo com a Portaria 971/2006 tem contribuído para o fortalecimento dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde ao atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo. Ela recomenda a adoção pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares. Neste contexto, o atual projeto destina-se a fazer atendimento com Terapias Integrativas na promoção da saúde, inicialmente com Terapia Floral, Homeopatia e Reiki, visando o indivíduo e sua situação de vulnerabilidade social e/ou de adoecimento.
FLUEX 2024/2025 - GRUPO DE TROCA DE REIKI – ANO 2024-2025 (PJ119-2024)
Coordenadora: Maria do Socorro Sousa
Coordenadora adjunta: Danielly Albuquerque da Costa
Colaboradora: Juliana Thamires dos Santos Martins Rangel Ribeiro
Resumo: Reiki é uma Prática Integrativa e Complementar (PIC) em saúde, caracterizado pela imposição das mãos no ser humano com objetivo de reestabelecer o equilíbrio, físico, mental e espiritual. No Brasil, seu reconhecimento se deu em 2017, conforme a portaria MS Nº 849. Para tornar-se um reikiano, isto é, pessoa reconhecida como canalizadora do Reiki, é necessário aprender a técnica a partir de um Mestre Reikiano. Usualmente isto se dá em um curso onde é recomendado a manutenção dessa prática, seja realizando a autoaplicação e/ou participando de grupos onde possam compartilhar suas experiências e, ampliando seus conhecimentos. Esse projeto tem como objetivos: manter aplicação de Reiki como treinamento para os iniciados, estimular e divulgar a terapia, oferecer aos discentes um espaço de treinamento e incentivar estudos sobre as PICs.
FLUEX 2024/2025 – FITOTERAPIA PARA TODOS: educação e saúde nas práticas do cuidado Ano II (PJ129-2024)
Coordenadora: Leônia Maria Batista
Coordenador adjunto: Climério Avelino de Figueredo
Resumo: A Fitoterapia é uma prática terapêutica que utiliza as plantas medicinais (in natura), a droga vegetal e os fitoterápicos (Medicamento Fitoterápico e Produto Tradicional), como recursos no manejo terapêutico e no autocuidado. Essa prática milenar possui raízes na medicina popular, mas também se fundamenta em evidências científicas. Apesar do respaldo na tradicionalidade, é importante observar que o uso indiscriminado das plantas medicinais pode resultar em diversos danos ao usuário. Além disso, muitos profissionais de saúde que trabalham na atenção básica carecem do conhecimento necessário para atuar com eficiência na orientação dos usuários sobre essa terapêutica. Portanto, o presente projeto tem como objetivo estimular o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos na prática clínica, bem como em doenças de fácil manejo, de forma a subsidiar os profissionais de saúde e a população em geral por meio da educação em saúde.
PROBEX 2024/2025 - AMORA’S - Assistência à Saúde da Mulher na Maturidade - Edição XVII (PJ1184-2024)
Coordenador: Juerila Moreira Barreto
Colaboradores: Isabella Cordeiro Leite
Resumo: Introdução - A atenção integral a saúde da mulher voltada para o ciclo da maturidade, tem crescido em decorrência do aumento da expectativa de vida. O Ministério da Saúde estabelece que a partir dos 40 anos a mulher entra no climatério e por volta dos 50 anos tem a experiência da menopausa, período intenso de eventos biopsicossociais. Objetivo - Promover a saúde de mulheres na maturidade, período compreendido como climatério, envolvendo a menopausa e pós-menopausa numa perspectiva inclusiva considerando aspectos étnicas, sociais, sexuais; dentre outros; fortalecendo a identidade cidadã e o estado de bem-social.
PROBEX 2024/2025 – Cinema & Cuidado: Práticas Integrativas em Cena – ANO 2024/2025 (PJ009-2025)
Coordenador: Ricardo de Sousa Soares
Colaboradores: Danielly Albuquerque da Costa, Maria do Socorro Sousa
Resumo: O Projeto Cinema & Cuidado tem trabalhado nos últimos 5 anos com práticas de cuidado, com foco nas Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e com a produção de documentários na área da saúde. O projeto é desenvolvido com alunos e professores de qualquer graduação da Universidade Federal da Paraíba com o foco na aproximação nas áreas de cinema e saúde. Inicialmente propomos pensar na relação entre comunicação, cinema e cuidado a partir de várias possibilidades metodológicas, desde cineclubes sobre as PICs; produção de audiovisual em diferentes formatos como registro fotográfico, filmes instrutivos sobre algumas práticas integrativas e projetos, e documentários sobre as transformações que as práticas têm realizado na vida das pessoas.
PROBEX 2024/2025 – TERAPIA FLORAL – ANO 2024-2025 (PJ1222-2024)
Coordenadora: Danielly Albuquerque da Costa
Coordenadora adjunta: Maria do Socorro Sousa, Ricardo de Sousa Soares
Colaboradores: Emanoel Vitor Alves da Silva, Eudes Moacir Toscano Junior, Hellane Fabricia Sousa de Lucena, Juliana Marques Sallenave, Maria Socorro de Albuquerque Caldeira, Rebeca de Oliveira Pires
Resumo: Ao prever uma escassez global de cerca de 10 milhões de profissionais de saúde até 2030 e considerando um número recorde de 130 milhões de pessoas que necessitam de assistência humanitária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que há uma necessidade urgente de encontrar estratégias inovadoras que vão além da resposta convencional do setor da saúde em seus Estados Membro. O número crescente das Práticas Integrativas e Complementares tem se constituído em um dos maiores desafios para a formação acadêmica e profissional, uma vez que poucas universidades brasileiras ofertam essas práticas como disciplina em seus currículos acadêmicos. No Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), projetos e cursos de extensão envolvendo a Terapia Floral têm sido desenvolvidos no Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF), desde o ano 2000 com resultados satisfatórios no que se refere aos transtornos emocionais, corroborando com outros estudos que apontam os benefícios desta Terapia seja em questões individuais ou relativos à grupos específicos (alunos, professores, enfermeiros, entre outros). O atual projeto destina-se à comunidade interna e externa da UFPB, com três objetivos principais: realizar atendimento com a Terapia Floral a nível ambulatorial (presencial e remoto); manter espaço para treinamento de discentes e terapeutas e estimular o desenvolvimento de trabalhos/pesquisa com esta terapia.
PROBEX - PJ383-2024 - YOGA COMO ESTRATÉGIA PARA DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE EM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB – ANO II
Coordenadora: Juliana Escarião da Nóbrega
Colaboradoras: Luisa Quarezemin Zafalan; Danielly Albuquerque da Costa; Maria do Socorro Sousa
Resumo: O projeto propõe conjuntos de atividades “Aulas de hatha vinyasa Yoga para o público-alvo de 45 professoras que atuam na educação básica no município de Bananeiras/PB”, na modalidade presencial, de caráter multidisciplinar, envolvendo os cursos de Agroecologia e Pedagogia do CCHSA/UFPB, Núcleo de Estudos e Pesquisas Homeopáticas e Fitoterápicas (NEPHF) o qual faz parte do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e colaboradores externos. As aulas de Yoga são baseadas no sistema Hatha Yoga, subdivisão que encontra-se descrita no Raja Yoga onde as práticas ofertadas são os asanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios), técnicas de relaxamento e meditação, cujo objetivo principal é preparar o corpo e capacitar a mente para que seja possível alcançar o autoconhecimento, sendo a melhora da qualidade de vida consequência da prática regular de Yoga. Além das aulas semanais de Hatha Yoga também são oferecidas vivências (oficinas, rodas de conversa, arteterapia e atividades ao ar livre), além de contemplar a conscientização ambiental sustentável das participantes ao oferecer atividades ligadas à sensibilização dos ambientes naturais que as cercam.
PROBEX 2024/2025 – CAMINHOS DAS PICS (PJ1018-2024)
Coordenadora: Maria Regina de Freitas
Coordenadora adjunta: Juliana Marques Sallenave
Colaboradores: Danielly Albuquerque da Costa, Maria do Socorro Sousa, Carlos Eduardo Oliveira Santos, Emanoel Vitor Alves da Silva, Luana Bezerra Cavalcante, Nayara Francisca de Sousa Reis, Rebeca de Oliveira Pires.
Resumo: No Brasil, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) têm contribuído para o fortalecimento dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde. Nas atividades realizadas no âmbito do NEPHF/UFPB, encontram-se ao longo dos anos, atendimentos com variadas Terapias Integrativas para promoção da saúde da comunidade interna e externa da UFPB. Nos últimos anos, as ações de extensão universitária tiveram um grande impacto devido ao uso intensificado das redes sociais e das ferramentas de comunicação on-line. Uma estratégia de ampliar o acesso aos conhecimentos em PICS e, portanto, de disseminar esse conhecimento de base para todos é, justamente, a utilização das Tecnologias de Informações e da Comunicação, ferramentas digitais e mídias sociais. O objetivo desse projeto é ampliar o acesso às atividades e conhecimentos relacionados às PICS por meio da divulgação de recursos audiovisuais nas principais redes e mídias sociais disponíveis.
PROBEX 2024/2025 – RELAXAMENTO INDUZIDO COMO ESTRATÉGIA PARA SAÚDE - ANO 2024-2025 (PJ878-2024)
Coordenadora: Maria do Socorro Sousa
Coordenador adjunto: Ricardo de Sousa Soares
Colaboradores: Hellane Fabricia Sousa de Lucena, Maria Regina de Freitas
Resumo: Terapias complementares e alternativas têm se mostrado com papel importante nas estratégias de manutenção da saúde e estímulo ao autocuidado, onde o sujeito assume um papel ativo nesse processo. O atual projeto destina-se à comunidade interna e externa da UFPB, com o objetivo principal de apresentar o Relaxamento Induzido como estratégia para a saúde, além de abrir espaço para treinamento de discentes e estimular o desenvolvimento de trabalhos/pesquisas com terapias integrativas.