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Apresentação
por NEPES publicado 14/09/2022 última modificação 15/09/2022 20h26
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Arquivo object code Avaliação da formação superior pelo discente: proposta de um instrumento
por NEPES última modificação 14/09/2022 21h59
Este artigo apresenta uma proposta de instrumento de ‘avaliação pelo discente’ enquanto componente da avaliação institucional de organizações de educação superior. Desenvolvemos um relato do processo de construção do instrumento estruturado em três fases: (1) análise da experiência prévia de uma instituição em avaliação do docente pelo discente; (2) apresentação dos procedimentos de construção do novo instrumento, redimensionado para contemplar construtos relativos às dimensões de docentes, disciplinas, curso, além da autoavaliação do aluno; (3) avaliação do novo instrumento e fechamento da proposta. Nesse processo foram utilizados procedimentos quantitativos e qualitativos, segundo orientações da teoria psicométrica da mensuração. Os resultados das análises do novo instrumento demonstraram que as dimensões definidas foram mensuradas com evidências de validade e confiabilidade, e com resultados potencialmente úteis para docentes e lideranças de gestão acadêmica. O estudo, além de oferecer um instrumento com métricas válidas, pode servir de referência para outras instituições interessadas em aprimorar seu instrumento de avaliação pelo discente.
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Arquivo Licenciatura em Matemática a Distância: concepções didático-metodológicas na formação de professores
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O texto é parte da reflexão acerca do trabalho docente de formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB que, em um processo de diálogo, busca repensar a prática educativa por meio da reformulação curricular e da revisão textual do material didático do curso. A pergunta problematizadora pode ser resumida da seguinte forma: quais os pressupostos filosóficos, didáticos e metodológicos que fundamentam a formação de professores em Matemática? Busca-se discutir as concepções de educação a partir das tendências tradicional e libertadora, e apontar como esta última pode contribuir para a superação de [pre]conceitos formados e formulados sobre o ensino desta disciplina. Com base na concepção metodológica da Educação Libertadora, em que o diálogo é um princípio gerador de problematizações, e da metodologia da Resolução de Problemas, apresenta-se a estruturação do material didático que compõe o livro didático do curso.
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Arquivo Interface da violência com a evasão e exclusão na educação superior
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O texto é um ensaio a partir de reflexões teóricas sobre a violência institucional e simbólica na educação superior em que se busca analisar a interface como a evasão em processos de exclusão. Trata-se de um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, que utiliza fontes teóricas e documentais a fim de suscitar diferentes investigações. O debate centra-se nos elementos contraditórios da instituição universitária no contexto de expansão do acesso, parte-se do princípio que a lógica de sua função, organização e funcionamento contribuem para a multiplicação das desigualdades e mecanismos de evasão. Entre opostos e contradições, a análise indica a instituição universitária como um espaço de crítica e combate à violência, de luta e produção de conhecimento crítico.
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Arquivo Octet Stream Permanência na educação superior no Brasil: construção de uma escala de medida
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O presente trabalho integra o projeto «Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais» (Edital Universal CNPq. Nº 14/2013) e tem por objetivo apresentar a construção e validação da Escala para Avaliação da Permanência Discente (Nakamura; Castelo Branco; Jezine, 2016), que intenciona avaliar os fatores que possibilitam a permanência de alunos na educação superior brasileira. Utilizamos, como suporte teórico, os trabalhos de alguns autores, a exemplo de Ronsoni (2014); Sguissardi (2009); Ristoff (1999; 2011); Neves; Raizer; Fachinetto (2007); Baggi; Lopes (2011); Zago; Pereira; Paixão (2015); Zago (2006); Polydoro (2000); e Bittar; Oliveira; Morosini (2013). São apresentados os passos seguidos para submissão do instrumento a um grupo de expertises e o uso da Lógica Paraconsistente (Da Costa, 1999; Abe, 1992; Subrahmanian, 1987) como critério de validação dos resultados obtidos. Na primeira etapa do processo de validação, a semântica, constatou-se que a análise de pertinência e relevância apontou que a escala é adequada e coerente, para a obtenção de informações relativas à permanência do estudante em determinado curso superior, obtendo mediana igual a 5. Na segunda etapa, a de consistência, constatou-se, a partir do processo de validação aplicado, a lógica paraconsistente anotada, LPA2v, que a escala construída é consistente e que as proposições não produziram contradições e foram suficientes, não sendo detectada falta de informação.
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Arquivo O fazer acadêmico e a relação com atores da sociedade
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
Analisa-se a relação Universidade e sociedade a partir de duas experiências na área da saúde no Nordeste brasileiro, desenvolvidas no Programa Saúde e Cidadania – SACI/UFRN e o Programa Atividade Curricular em Comunidade – ACC/UFBA. Contextualiza-se a investigação a partir de uma reflexão crítico-analítica, na qual se concebe a retroalimentação entre teoria e prática, tal qual é realizada na práxis dialética. Para se conhecer o campo empírico realiza-se durante a pesquisa, entrevista com professores, gestores e alunos, leituras de relatórios e projetos para identificar as visões dos participantes sobre o papel da universidade frente às demandas sociais, objetivo deste estudo. Verifica-se que nas práticas acadêmicas realizadas no SACI e na ACC há proposta do diálogo com os diferentes atores da sociedade, na problematização da realidade e na produção de um conhecimento contextualizado, o que possibilita aos sujeitos envolvidos refletirem sobre o seu mundo sensibilizando-os a promoverem sua transformação. Constata-se que a compreensão dos fins da Universidade, está nas falas dos participantes dos programas estudados, apontando que um dos papéis da Universidade é produzir cultura, participar da dinâmica da sociedade, refletir junto aos atores sociais seus problemas, pensar o mundo, o local e apreender os diferentes saberes existentes na sociedade e não apenas formar profissionais.
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Arquivo Impactos da formação superior em Educação do Campo no perfil socioeconômico e profissional de egressos
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O artigo aborda os impactos da Formação Superior em Educação do Campo no perfil socioeconômico e profissional de egressos desse nível de ensino (2014-2017). Trata-se de uma pesquisa de Mestrado, de abordagem qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Objetiva-se discutir a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo, da UFPB, para apreensão de seus impactos na vida de seus egressos. A análise apoia-se em dados do perfil socioeconômico, obtidos por meio de questionário e entrevistas aplicadas junto aos sujeitos interlocutores da pesquisa. Fundamenta-se em diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso à luz da teoria do Capital Cultural (BOURDIEU, 2002), dentre outras fontes bibliográficas e documentais. Os resultados evidenciam que o perfil socioeconômico dos egressos apresenta características comuns ao curso investigado, sendo composto por um público majoritariamente feminino, autodeclarado preto/pardo e de baixa renda. Conclui-se que a formação em Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, de modo geral, apresenta impactos significativos ao perfil dos profissionais formados, tais como a continuidade da carreira acadêmica, a atuação profissional exercida na mesma área da formação e a relação teoria e prática consonante com a realidade campesina. Ademais, o curso traz novos direcionamentos aos egressos, fazendo com que eles passem a ter uma visão crítica sobre o mundo, bem como sobre a própria Pedagogia pautada no projeto de Educação do Campo.
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Arquivo Expansão do acesso à Educação Superior em um debate interseccional de gênero e classe
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O artigo analisa o processo de diferenciação social no cenário da expansão do acesso à Educação Superior e suas interseções com as questões de classe e gênero, categorias determinantes na hierarquização e desigualdade social. Para tanto, objetiva-se compreender como as diferenciações de classe e gênero impactam o acesso às carreiras profissionais masculinizadas e feminizadas. Trata-se de pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, nível Mestrado, na linha de pesquisa Educação Popular (PPGE/UFPB). Realizou-se o estudo de caso de quatro cursos da Universidade Federal da Paraíba - UFPB: Pedagogia, Enfermagem, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, analisados com base nos dados de matrícula dos estudantes conforme indicadores de sexo, renda familiar e origem escolar, disponibilizados pelo Sistema de Tecnologia de Informação - STI/UFPB. O trabalho parte da hipótese de que as questões de gênero e classe são relacionais, sendo expressa, de forma interseccional no acesso às carreiras profissionais. Os dados comprovam que as áreas masculinizadas possuem maior prestígio social, consequentemente, são reduto de homens brancos de classe média, enquanto que as áreas feminizadas tendem ao menor prestígio social, sendo predominado por mulheres pobres. Conclui-se que há uma hierarquização no acesso, que, por sua vez, é relacional ao processo da estratificação social no âmbito das carreiras profissionais; precarização de algumas profissões e sua respectiva mão de obra, em detrimento de outras; posição de privilégio social do homem branco de classe dominante e a separação de cursos para ricos e pobres no âmbito da educação superior, mesmo após o processo de diversificação do sistema de educação superior.
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Arquivo Octet Stream Percepções discentes sobre aulas remotas em tempos de pandemia
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O ensino remoto foi fundamental para assegurar a continuidade dos estudos no ano de 2020. O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das percepções dos estudantes matriculados nas séries finais do ensino fundamental sobre essa modalidade de ensino. A partir de uma metodologia qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados, questionários semiestruturados, foram recolhidas respostas de 36 discentes. Os resultados apontados nos levam à seguinte conclusão: conhecer as necessidades dos estudantes, bem como as suas percepções do ensino que lhes estava sendo proporcionado, foi uma tarefa fundamental para a elaboração de estratégias por parte da escola que visassem contemplar necessidades, dirimindo assim, os prejuízos provocados pelo fechamento das escolas.
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Arquivo Violência, evasão e exclusão na Educação Superior
por NEPES última modificação 15/09/2022 14h08
O presente texto enfoca a relação entre educação superior, violência institucional e simbólica e exclusão, ensaiando discutir esses vínculos a partir de reflexões sobre a existência de evasão na universidade brasileira. Sem considerar a instituição educativa como responsável direta por esses fatos entende que, a lógica da sua organização e funcionamento ajuda a contribuir para a multiplicação das desigualdades que propiciam os mecanismos de evasão; ao mesmo tempo em que se apresenta como um espaço de crítica e combate às desigualdades e exclusões sociais e a violência. De forma provisória destaca que: dependendo da postura e dos procedimentos educativos assumidos pela instituição e seus representantes, ela poderá continuar atuando em favor de produção e reprodução de desigualdades; tornar-se um espaço de combater a exclusão e à violência, ou equilibrar-se entre esses dois movimentos, dependendo do jogo de força estabelecido pelos grupos antagônicos. Configurado como um estudo exploratório e de abordagem qualitativa, utiliza fontes teóricas, acadêmicas e documentais para discorrer sobre o assunto, sem oferecer conclusões precisas.
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