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Monografias, Dissertações e Teses

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58, última modificação 14/09/2022 21h42

Tcc (Jislayne Fidelis) - Acesso e permanência na educação superior: a relação entre as condições sociais e a permanência dos ingressos no Curso de Pedagogia – área de aprofundamento na Educação do Ca.pdf

O trabalho discute os atuais desafios da permanência dos estudantes do curso de Pedagogia – área em aprofundamento em Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A partir da análise realizada do perfil socioeconômico, entre o ano de 2010 a 2013, constavam que muitos dos sujeitos ingressos no curso, encontravam em situação de vulnerabilidade social.

por ericleverson publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLITICA DE PEMAÊNCIA NA UFPB.pdf

Levantaram-se como questão norteadora de pesquisa, quais são as dificuldades e as possibilidades para a permanência dos alunos da graduação na UFPB, conmtemplados pela política de assistência estudantil, e como estes avaliam essa política na supracitada instituição? Delimitou-se como problema de pesquisa, a relação entre assistência estudantil e o direito à educação, seja em relação ao acesso e a permanência dos estudantes na educação superior.

por ericleverson publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Tcc (Jailson Batista) - Os desafios da permanência de estudantes LGBT na Universidade: uma perspetiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia-Educação do Campo.pdf

Este trabalho aborda a temática os desafios da permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia - Educação do Campo. Tem como objetivo, analisar os elementos que constituem os atuais desafios para permanência desses estudantes no referido curso, na Universidade Federal da Paraíba, considerando a orientação sexual como uma variável relevante, em que, ao gerar ao não processos de exclusão, pode estar intrínseca às condições de permanência na universidade. O trabalho dialoga com as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior e Sociedade (GEPES/NEPES/PIBIC), cujos debates realizados pelo grupo versam sobre a problemática do acesso e permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social no ensino superior nos anos 2000.

por ericleverson publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Dissertação (Lidiane Ramos) - Políticas de Inclusão na Educação Superior- acesso e permanência de pessoas com deficiência na UFPB.pdf

O presente trabalho aborda a temática Políticas de Inclusão na Educação Superior voltadas para a inclusão dos discentes com deficiência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e objetiva analisar as contribuições das políticas para o acesso e a permanência em cursos superiores do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

por ericleverson publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Dissertação (Rayana Andrade) - Uma análise da permanência acadêmica em cursos de predomínio feminino e masculino da Universidade Federal da Paraíba.pdf

A pesquisa em tela trata da análise de determinadas carreiras profissionais, caracterizadas pela divisão de sexo, ou seja, por um lado carreiras majoritariamente masculinas e por outro, carreiras majoritariamente femininas, e não coincidentemente, reconhecidas pelo maior prestígio social, no caso das áreas de predomínio masculino, e de menor prestígio social, o caso das áreas de predomínio feminino, em que apresentam forte interface com as desigualdades socieconômicas.

por ericleverson publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Dissertação (Jislayne Fidelis) - Ensino Superior Privado: A permanência dos estudantes que ingressaram por políticas de Financiamento Estudantil - FIES e Programa Universidade Para Todos - PROUNI.pdf

A pesquisa se insere no contexto da reforma do Estado que modificou as estruturas educacionais nos anos 1990, tendo, como ponto de partida, a LDB/96 que flexibilizou a institucionalização do ensino superior privado, que, em conjunto com as políticas FIES e PROUNI, viabilizaram o processo de expansão com vista na democratização do acesso. Para isso, buscamos analisar a permanência dos beneficiados pelas políticas FIES e PROUNI em uma instituição de ensino superior privado na Cidade de João Pessoa, com intuito de identificar os fatores preponderantes que influenciaram na permanência desses estudantes.

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Dissertação (Jislayne) - Ensino Superior Privado - A permanência dos estudantes que ingressaram por políticas de Financiamento Estudantil - FIES e Programa Universidade Para Todos - PROUNI .pdf

A pesquisa se insere no contexto da reforma do Estado que modificou as estruturas educacionais nos anos 1990, tendo, como ponto de partida, a LDB/96 que flexibilizou a institucionalização do ensino superior privado, que, em conjunto com as políticas FIES e PROUNI, viabilizaram o processo de expansão com vista na democratização do acesso. Para isso, buscamos analisar a permanência dos beneficiados pelas políticas FIES e PROUNI em uma instituição de ensino superior privado na Cidade de João Pessoa, com intuito de identificar os fatores preponderantes que influenciaram na permanência desses estudantes.

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo

Dissertação (Larissa Cavalcanti) Assistência Estudantil como política de permanência na UFPB.pdf

Levantaram-se como questão norteadora de pesquisa, quais são as dificuldades e as possibilidades para a permanência dos alunos da graduação na UFPB, contemplados pela política de assistência estudantil, e como estes avaliam essa política na supracitada instituição? Delimitou-se como problema de pesquisa, a relação entre assistência estudantil e o direito à educação, seja em relação ao acesso e a permanência dos estudantes na educação superior.

por NEPES publicado 29/07/2016 10h58 Arquivo