Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Usuários
conteúdo

Usuários

por Clesio - CT publicado 09/04/2019 13h07, última modificação 26/05/2022 13h14

As instalações do NEPEM atendem pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que desejam se beneficiar das capacidades experimentais instaladas. O uso dessa infraestrutura é feito através de projetos em atendimento aos editais e chamadas, na forma de três modalidades, conforme descritas abaixo:

1. TIPO PADRÃO ACADÊMICO: Esta modalidade é de fluxo contínuo destinado ao uso de todos os equipamentos instalados no NEPEM. As propostas serão avaliadas por um comitê com a ideia de potencializar a extração de resultados em consonância com o objetivo projeto de pesquisa. O acesso é via cadastramento do usuário e do projeto de pesquisa. Em relação ao custo, poderá ser solicitado auxílio aos usuários para os insumos, porém, a ausência de financiamento não será impedimento para uso do equipamento. Os procedimentos estão descritos abaixo:

Neste tipo de submissão, a proposta será avaliada por um comitê. Inicialmente, a solicitação requer o cadastramento do usuário e a avaliação do projeto-proposta de pesquisa. CADASTRO CLICK AQUI.

Avaliação da proposta de pesquisa: Segue as seguintes fases: Fase 1: Avaliação pela coordenação da viabilidade técnica de execução em função dos resultados esperados. Será avaliado o mérito científico, a potencialidade do trabalho para geração de patentes, publicações e trabalhos de tese e dissertação. Fase 2: Indicada pela coordenação, a proposta é encaminhada a um comitê para definição das melhores condições de preparação das amostras. A preparação das amostras ocorre por conta do usuário, embora o NEPEM possa fornecer orientação sobre procedimentos. O projeto de pesquisa deve seguir um modelo próprio. Propostas fora do padrão não serão aceitas. OBS: é importante para o NEPEM a geração de relatórios anuais para o diagnóstico e mapeamento dos temas de investigação científica apoiados.

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE PESQUISA

Este é documento principal que descreve os objetivos das análises. Abaixo, são apresentadas instruções para preenchimento.

IMPORTANTE: informar se a proposta é continuação de uma solicitação anterior? Em caso afirmativo, forneça o número da proposta anterior e indique quais alterações foram feitas. Caso contrário, vá para a próxima etapa.

Identificação: Título, resumo do projeto e objetivos. Equipe de pesquisadores e as suas instituições. Descrever suscintamente qual a busca científica desejada.

Motivação Científica: Forneça as motivações científicas que levou a solicitação do experimento. Deixe bem claro qual o que a proposta pretende evidenciar.

Resultados Esperados: Descreva a relevância dos resultados esperado com os objetivos do projeto, e como eles se relacionam com trabalhos existentes.

Caracterização Anterior: Informe resultados de trabalho preliminar obtidos por outro método, se for o caso. Caso não haja caracterização anterior, justifique.

Método Experimental: Esta sessão deve detalhar o tipo de medida a ser realizada. Todos detalhamentos do ensaio, bem como o detalhamento das condições que a amostra deve ser preparada.

Tempo alocado solicitado: Com base no número de amostras e na estratégia do experimento, justifique o tempo necessário.

Referências: Sua proposta deve conter pelo menos duas referências relevantes de trabalhos no mesmo sistema.

 

2. TIPO PARCERIA UNIVERSIDADE/EMPRESA: Nesta modalidade temas de grande relevância científica serão selecionados por um comitê científico para abertura de editais para candidaturas de diferentes empresas e IFES. O edital será lançado buscando parcerias com grupos de pesquisa da UFPB, sendo que o NEPEM irá atuar intermediando a parceria e disponibilizando os equipamentos para realização dos ensaios necessários ao desenvolvimento tecnológico proposto. Busca-se atrair projetos com setores da indústria. Os projetos serão administrados por fundações de amparo à pesquisa ligadas à UFPB e o valor pago pelas empresas auxiliará na manutenção dos equipamentos. Procedimentos lançamento de edital.

3. TIPO PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL: Elaboração de propostas de impacto para prefeituras, órgãos como polícia civil e federal (pesquisa forense), desenvolvimento de infraestrutura civil, como portos, proteção de barreiras (a exemplo da barreira do Cabo Branco, em João Pessoa). Do mesmo modo, serão lançados editais buscando parceiros na UFPB para atender a essa demanda. Assim como no caso das parcerias empresa/universidade, esses projetos serão administrados por fundações de amparo à pesquisa ligadas à UFPB e o valor pago pelas empresas auxiliará na manutenção dos equipamentos. Procedimentos lançamento de edital.

Serviços de Apoio do Usuário (SAU)

Os Serviços de Apoio ao Usuário (SAU) é o contato para os pesquisadores desenvolvem as propostas de pesquisa no NEPEM, desde a sua submissão até a conclusão final. Este serviço tem a responsabilidade de orientar a submissão de propostas de pesquisas, incluindo dúvidas quanto ao preenchimento dos formulários e preparação de amostras.

Contato ao usuário.

Email: sau@nepem.ufpb.br

Telefone: +55 83 xxxx-yyyy

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Localização: Prédio do NEPEM – Centro De Tecnologia-UFPB