Quem somos?
O Laboratório de Patologia Veterinária (LPV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está localizado no Hospital Veterinário do Centro de Ciência Agrárias, Campus II, município de Areia, Paraíba. A área de influência do laboratório abrange aproximadamente 130 municípios das mesorregiões do Agreste, Borborema e Mata Paraibana, onde estão localizados importantes municípios, como a Capital João Pessoa e os municípios da Região Metropolitana (Grande João Pessoa) e Campina Grande, além de municípios de estados vizinhos, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O LPV-UFPB iniciou as suas atividades em 2012 e desde então, a cada ano, vem aumentando a sua casuística. O laboratório é coordenado pelo Professor Ricardo Barbosa de Lucena, com o auxílio de outros dois professores, Professor Jeann Leal de Araújo e Professora Gisele de Castro Menezes. As atividades de rotina, desde 2016 contam com o apoio de dois residentes, Residente do primeiro ano (R1) e Residente do segundo ano (R2). As residentes atuais são Daniela Dantas de Góis (R2) e Millena de Oliveira Firmino (R1). Além dos residentes, pós-graduandos a nível de mestrado e doutorado, também realizam atividades no laboratório, tanto em atividades de pesquisa, quando de rotina. Os exames histopatológicos e citológicos são processados por duas técnicas de laboratório, Caroline Simões da Silva e Laysa Karoline Ferreira Fontes, ambas como nível de graduação e mestrado.
O laboratório atende a uma demanda de diagnóstico por meio de exames citológicos, histopatológicos e necropsias em diferentes espécies animais. Desde a sua implantação, o LPV já realizou milhares de exames de necropsias, biopsias e citopatológicos em animais domésticos, silvestres de vida livre, animais de zoológico e aquáticos. Quanto aos animais de companhia, destacam-se os cães e gatos, mas também animais exóticos, como as aves e os roedores. A equipe também atende a uma grande demanda dos setores agropecuários do Estado.
Chefe do LPV/UFPB

Professor Ricardo Barbosa de Lucena