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Apresentação

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 09/09/2024 14h49

O Laboratório de Inclusão Digital (LIDI), criado antes de 2016, era uma laboratório único, de 140m², com 4 bancadas comportando aproximadamente 50 computadores sob responsabilidade da Central de Aula porém sem técnicos que pudessem manter ou instalar programas, sendo um laboratório subutilizado por discentes e docentes.

Os computadores no espaço são em sua maioria modelo HP 6005PRO SFF AX2 B24, HD 320GB, 2GB RAM, 2 cores de processamento, adquiridos em 2011 e segundo código de tombamento foram inicialmente destinados À  SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (11.01.28), que, após descarte por esta unidade, foram incorporados ao LIDI.

Durante a pandemia, o espaço foi transformado em depósito de cadeiras, mesas, caixas de papel A4 e de vários outros objetos da Central de Aula, desvirtuando a finalidade para qual foi incialmente criado: inclusão digital.

Lidi1019
Lidi1019

 

A partir de 2022, observando a precariedade do local e os poucos computadores que ainda fucionavam, a gestão superior, em reunião com professores que usavam anteriormente o local para ministrar aulas práticas, dividiu o local em dois espaços, cada um com função distinta:

Lidi-Aula: Com espaço para 28 compudares destinado principalmente, mas não exclusivamente, para os professores ministrarem aulas práticas que demandem uso de computadores. Ambiente ainda não funcional devido a inérsia da gestão pública (Centra de Aula e PRG) em adquirir computadores para instalar no local;

Lidi-Público: Com espaço para 22 computadores pessoais simples destinado principalmente, mas não exclusivamente, ao uso público, principalmente pelos alunos da instituição que necessitem de computadores para acessarem a internet para desenvolverem suas atividades. Ambiente funcionando graças ao esforço de professores que utilizam o espaço em manter os computadores funcionando.

 A internet que atende a ambos laboratórios é projeto do STI que, através do cabeamento de fibra óptica, por não ter recursos para adquirir trasceivers adequados, fornece 100mbs para TODO o laboratório, para as 22 máquinas do LIDI-Público. Mesmo o pesquisados dispondo de recurso para instalar cabeamento RJ45 e aumentar o link para 4000mbs, o STI diz não ser um projeto viável e necessário (Acessar solicitações).

A instalação de programas bem como a manutenção do Sistema Operacional e equipamentos deveria ser feita por técnico de informática destinado para este fim. Após várias solciitações PRG e ao STI, todas negadas, o serviço está sendo executado pelo professor que coordena o laboratório, mesmo não estando tais funções dentre suas atribuições.

Enquanto a instituição e seus órgãos não maninfestam preocupação ou não agem para solucionar o problema, os professores que precisam do laboratório para ministrar aulas práticas se adaptam às condições do laboratório, mesmo após várias solicitações terem sido abertas para resolver o problema (Acessar solicitações).