Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sonorização, gravação e mixagem de show ao vivo: Uma abordagem prática

Sonorização, gravação e mixagem de show ao vivo: Uma abordagem prática

Curso de extensão realizado pelo LGEMU/CCTA/UFPB em parceria com o CTDR, DEMID e NUDOC
publicado: 28/11/2023 11h37, última modificação: 28/11/2023 15h19

Projeto de Extensão

Título:

Sonorização, gravação e mixagem de show ao vivo: Uma abordagem prática

Resumo:

Evento organizado pelo “Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU/CCTA/UFPB), sob coordenação do Professor Dr. Anderson de Sousa Mariano, em parceria interdepartamental com o CTDR/UFPB, DEMID/UFPB e NUDOC/UFPB, através da participação do professor Dr. André Vieira Sonoda (DEMID/UFPB) e dos servidores técnicos Me. José Newton Sousa Filho (NUDOC/UFPB) e Dr. José Marcelo de Andrade Pereira (CTDR/UFPB), bem como, através de parceria com o Núcleo de Ciência e Tecnologias Aplicadas (NCTA/ UFPB/ CNPq), coordenado pelo professor Dr. André Vieira Sonoda. Serão disponibilizadas três vagas para o público externo e o evento consta de uma orientação prática dos estudantes inscritos no processo de sonorização e gravação de um recital da Turma de Guitarra Elétrica do curso de Licenciatura em Música da UFPB, que acontecerá no dia 04 de dezembro de 2023, às 16h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa/UFPB. O processo de orientação da sonorização e gravação estará sob acompanhamento do Professor Anderson Mariano e dos servidores técnicos José Marcelo e José Newton. Com o material gravado, posteriormente, também acontecerá a orientação do processo de mixagem e masterização do show registrado, com a participação dos professores e servidores já citados e do Professor André Sonoda.

Programação:

O recital que será gravado vai acontecer no dia 04 de dezembro, às 16h na Sala de Concertos Radegundis Feitosa/UFPB. A sala estará disponível a partir das 12h para montagem do som, microfonação dos instrumentos a serem gravados e passagem de som. Durante este período de 12h às 18h, os estudantes matriculados devem estar presentes em todas as atividades, os mesmos serão acompanhados pelos professores e servidores que estão na equipe de organização do curso. A carga horária para esta etapa é de 6h. Os estudantes matriculados terão a oportunidade de, com a experiencia de registro desta atividade do dia 04, gravar um outro recital, que acontecerá na mesma sala de concerto, no dia 14 de dezembro às 16h, para colocar em prática as habilidades desenvolvidas. A carga horária prevista para esta etapa é de 6h, totalizando 12h neste processo de execução prática.

Para pré-produção do evento serão organizados encontros prévios para estudo do material que será utilizado durante todo o processo e dos procedimentos necessários para captação, sonorização e gravação dos recitais. A carga horária prevista é de 24h para esta etapa.

No processo de pós-produção serão efetivadas as etapas de edição, mixagem e masterização dos materiais registrados, com uma carga horária prevista de 24h para este processo.

Objetivos gerais:

Possibilitar aos estudantes matriculados uma vivência prática dos processos de sonorização, gravação, edição, mixagem e masterização de um show ao vivo.

Objetivos específicos:

Conhecer e identificar as características dos equipamentos, hardwares e softwares que serão utilizados durante os processos de pré-produção, produção e pós produção do evento e das atividades correlacionadas durante os processos desenvolvidos.

Metodologia:

As atividades estão organizadas em três momentos distintos, denominados pré-produção, produção e pós-produção. A pré-produção está relacionada com os estudos iniciais, organização, aprendizagem e programação do material que será utilizado durante a execução do show que será sonorizado e registrado. A produção está relacionada com a execução dos shows e os procedimentos necessários para a sonorização e gravação dos mesmos. Durante o evento os professores e servidores ligados à execução do projeto irão se alternar na explanação dos procedimentos práticos e organizacionais para as atividades desenvolvidas. No final vai ser aberta uma sessão de perguntas e respostas onde os estudantes e demais participantes vão poder tirar suas dúvidas e tecer seus comentários. A pós-produção está relacionada com a etapa posterior de edição, mixagem e masterização do material gravado e constará de encontros entre os professores e servidores técnicos que coordenam o projeto com os três estudantes matriculados para as atividades, para orientação dos procedimentos que podem ser desenvolvidos durante estes processos.

Resultados esperados:

Com todas as etapas deste processo de sonorização, gravação, edição, mixagem, masterização e upload para uma plataforma virtual de streaming, esperamos que os estudantes e demais participantes possam ampliar o seu conhecimento, não só do processo de sonorização de um show, mas também de todas as demais etapas de gravação até a masterização, compreendendo a importância destes procedimentos para o músico em nossa realidade atual. O material quando pronto e finalizado, será disponibilizado em plataforma de streaming de áudio através do site do Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU/UFPB).

Carga horária:

Pré-produção: 24h