Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > LGEMU

LGEMU

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 10/07/2020 16h10

LOGOMARCA LGEMU

O Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU) foi criado no ano de 2019 e atualmente está instalado na Sala B do Departamento de Música (DEMUS), vinculado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), situado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O LGEMU é coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Anderson de Sousa Mariano e tem com vice-coordenador o Prof. Ms. Leonardo Meira Dantas, atuando como centro de controle e desenvolvimento geral das diversas atividades relacionadas com o instrumento Guitarra Elétrica na UFPB.

No LGEMU procuramos articular atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da graduação e pós-graduação. É um espaço destinado a promover o trabalho docente, e busca tanto a qualificação de alunos e ex-alunos dos cursos de Música e da comunidade externa à Universidade, quanto a produção e divulgação de realizações no campo da Guitarra elétrica da área de Música da UFPB. Ao mesmo tempo, assiste formalmente à graduação em disciplinas relacionadas à performance, como Instrumento Guitarra Elétrica, Classe de Instrumento, Prática de Conjunto e Recital.

No âmbito da pesquisa, procura integrar atividades de orientação, através do Programa de Iniciação Científica, Programa Institucional de Bolsas de Extensão, preparação de Recital e Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como auxiliar possíveis atividades de monitoria em disciplinas da graduação. O LGEMU também visa trabalhar de forma articulada com o “Grupo de Pesquisa em Performance, Ensino e Aprendizagem da guitarra Elétrica” (GPPEAGE - UFPB) e com o "Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Guitarra Elétrica” (GEPAGE - UFPB). Visa ainda desenvolver projetos de pesquisa articulados entre a graduação e o Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB e a programas de graduação e pós-graduação de outras IES em possíveis ações interinstitucionais.

O LGEMU também funciona como espaço de coordenação, planejamento e execução do Projeto de Extensão de Ação Contínua “Guitarra Elétrica: da UPFB para a comunidade”. Em atividade desde 2014, tal projeto (Guitarra Elétrica: da UPFB para a comunidade) promove atividades artísticas, científicas, técnicas e pedagógicas na área da guitarra elétrica, dentre as quais se destaca a realização de eventos abertos para a comunidade, onde são extravasadas as diversas produções na área da guitarra elétrica da UFPB, direcionadas à comunidade extra acadêmica, através da realização de masterclasses, workshops, oficinas, recitais, entre outras atividades pedagógicas e de performance musical.

O LGEMU atende diretamente os cursos de Bacharelado, sequencial e Licenciatura em Música, podendo também desenvolver projetos interdisciplinares, tanto no âmbito da Universidade Federal da Paraíba quanto interinstitucionais.