Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > PROLICEN 2017: Ensinando e aprendendo Matemática com o jogo e a resolução de problemas

por Lebiam Tamar publicado 23/04/2018 20h44, última modificação 23/04/2018 20h44

Profª Coordenadora: Maria Alves de Azerêdo – DME/CE

Profº Colaborador: Vinícius Varella Ferreira – DME/CE

Alunos bolsistas e voluntários

Esse projeto tem como objetivo contribuir com o processo formativo de alunos de Pedagogia e de professores de anos iniciais que atuam em escolas públicas de nossa cidade. Priorizando a formação para o ensino de Matemática, teremos dois eixos de fundamentação e atuação: o uso de jogos matemáticos em salas de aula e a resolução de problemas. Embora encontremos vasta literatura evidenciando sobre as vantagens do uso de jogos matemáticos, bem como da metodologia da resolução de problemas como possibilidades para o ensino dessa disciplina (BRASIL, 1997; SMOLE, 2001; ONUCHIC, 1999; MUNIZ, 2009), ainda é incipiente sua utilização no interior das salas de aulas, de forma sistemática e articulada ao planejamento de Matemática. Ainda encontramos nas escolas práticas de ensino de Matemática com o enfoque no treino de procedimentos algorítmicos, em detrimento da aprendizagem com sentido e significado. Dentre nossas ações, objetivamos aprofundar o conhecimento sobre as metodologias de uso de jogos e de resolução de problemas; vivenciar sequências didáticas com uso de jogos e resolução de problemas, envolvendo conceitos e procedimentos matemáticos das áreas de grandezas e medidas e geometria, com turmas de 4º e 5º anos, intervindo de maneira direta na aprendizagem dos alunos, na formação do professor dessas turmas e dos alunos-bolsistas envolvidos. Por outro lado, esperamos fomentar os resultados dessa experiência, também no curso de Pedagogia, por meio da formação inicial de bolsistas e produção acadêmica na área.